A supremacia do Sevilla para por aí: gigante europeu, o Liverpool também ostenta cinco 'Taças Orelhudas' da Liga dos Campeões, a última conquistada em 2005.
Na ocasião, o time da terra dos Beatles, então comandado pelo espanhol Rafael Benítez, venceu a final de forma épica, ao vencer o Milan nos pênaltis depois de sair perdendo por 3 a 0 no primeiro tempo.
No mês passado, o torcedor dos 'Reds' voltou a viver fortes emoções, ao arrancar a classificação para as quartas de final com vitória por 4 a 3 sobre o Borussia Dortmund, ex-time do técnico Jürgen Klopp, depois de levar dois gols no início do jogo.
É com este espírito que o Liverpool espera acabar com a história de amor do Sevilla com a Liga Europa.
Ambas as equipes apostam todas as fichas no título europeu para salvar suas temporadas, depois de campanhas medíocres em seus campeonatos nacionais, em oitavo da Premier League e sétimo da Liga Espanhola.
Dupla brasileira
Além de somar mais um troféu para sua galeria, o vencedor da decisão desta quarta-feira leva outro prêmio muito valioso: a classificação para a Liga dos Campeões.
Por isso os dois finalistas entraram em campo com times mistos no fim de semana, para a disputa da última rodada dos seus respectivos campeonatos.
"Fizemos poucas mudanças, trocamos 'apenas' 11 jogadores", brincou Klopp, depois do empate em 1 a 1 de domingo no campo do West Bromwich. "Não fazia sentido escalar os titulares, porque ninguém pode jogar com apenas 50% de concentração', justificou o alemão, ciente de que as atenções dos seus atletas estão 100% voltadas para a Liga Europa.
No ataque, Klopp aposta na dupla brasileira Philippe Coutinho - Roberto Firmino e no retorno de Daniel Sturridge, que voltou a jogar em alto nível na semifinal contra o Villarreal, depois de passar praticamente toda a temporada afastado por lesão.
Outro atleta recém-recuperado é o volante Jordan Henderson, peça fundamental do meio de campo dos 'Reds' e considerado o sucessor do lendário Steven Gerrard, que deixou o clube ao final da temporada passada.
Do lado do Sevilla, o principal trunfo do técnico Unay Emery é o atacante francês Kevin Gameiro, autor de sete gols na competição, que tentará brilhar na Basileia para deixar para trás a frustração de ter ficado fora da convocação para a Eurocopa.
O time andaluz não poderá contar com outro francês, o lateral esquerdo Benoît Tremoulinas, que se lesionou na semifinal contra o Shakhtar Donestk. Na outra lateral, quem deve ser titular é o brasileiro Mariano, revelado no Fluminense.
"O Liverpool tem uma grande equipe, com muita história. Eles tiveram uma ótima campanha na competição e também querem se classificar para a Champions", avisou Emery.
Time copeiro por excelência, o Sevilla inicia na Basileia uma semana decisiva, já que no domingo disputará a final da Copa do Rei, contra o Barcelona.
- Prováveis escalações:
Sevilla: David Soria - Mariano, Adil Rami, Daniel Carriço, Timothée Kolodziejczak - Grzegorz Krychowaik, Coke, Steven N'Zonzi, Ever Banega - Vitolo, Kevin Gameiro. DT: Unai Emery
Liverpool: Simon Mignolet - Nathaniel Clyne, Kolo Touré, Dejan Lovren, Alberto Moreno - Adam Lallana, Lucas Leiva, James Milner, Philippe Coutinho, Roberto Firmino - Daniel Sturridge. T: Jürgen Klopp (ALE)
Árbitro: Jonas Eriksson (SUE)