No segundo tempo, porém, os 'Reds' armaram uma verdadeira tempestade. Marcaram o belga Divock Origi, aos 3, o brasileiro Philippe Coutinho, aos 21, e o francês Mamadou Sakho, aos 33, enquanto o Borussia balançou as redes novamente com Marco Reus aos 12, deixando a partida empatada num 3 a 3 que ainda dava a classificação aos alemães.
Mas, nos acréscimos, Lovren surgiu na área e subiu mais alto que a zaga do Borussia para, de cabeça, marcar o gol da vitória e da classificação do Liverpool, levando o estádio de Anfield ao delírio extremo.
O público presente, que recepcionou os times cantando a tradicional "You'll never walk alone", vivem 95 minutos de pura emoção e poderão se orgulhar de ter assistido a um dos melhores jogos da história da Liga Europa.
No comando do Liverpool há 6 meses, Jurgen Klopp acabou vencendo de maneira espetacular a partida contra seu ex-clube, no qual ainda é ídolo.
"É difícil de explicar, foi uma noite maravilhosa em Anfield, mas a verdade é que foi uma partida muito estranha. Depois desse jogo, todos os torcedores, não só do Liverpool e do Borussia, podem dizer: 'sim, o futebol é bem divertido'", declarou o carismático técnico após o jogo.
- Sevilla avança nos pênaltis -
Já o Sevilla, atual bicampeão da Liga Europa e que busca um inédito terceiro troféu consecutivo da competição, também segue firme na competição, eliminando o valente Athletic Bilbao nos pênaltis, após derrota nesta quinta-feira por 2 a 1 (vitória por 2 a 1 na ida).
O veterano Aritz Aduriz, de 35 anos, artilheiro da Liga Europa, anotou seu 10º gol na competição abrindo o placar para o Athletic aos 12 minutos do segundo tempo, mas o francês Kevin Gameiro empatou dois minutos depois.
Aos 35, sem seu líder Aduriz em campo, que sentiu lesão na coxa, o Athletic foi buscar seu segundo gol de cabeça com Raul Garcia, empatando o confronto no placar agregado (4-4) e levando a decisão na vaga à prorrogação e pênaltis.
Nas cobranças decisivas, Beñat acabou fazendo a diferença negativamente para o Athletic, sendo o único jogador a errar um chute, o que valeu ao Sevilla a classificação (5-4).
A Espanha terá dois representantes nas semifinais, já que o Villarreal cumpriu a lógica e voltou a vencer o Sparta Praga, desta vez por 4 a 2 (2-1 na ida).
O último integrando da penúltima fase da Liga Europa será o Shakhtar Donetsk, que atropelou em casa o Sporting Braga por 4 a 0. Na ida, em Portugal, os ucranianos já haviam vencido por 2 a 1.