Na Copa do mundo de 2014, Matip anotou o único gol da seleção camaronesa na derrota por 4 a 1 para o Brasil, no estádio Mané Garrincha de Brasília.
"Tivemos conversas intensas com o jogador e seu empresário desde maio do ano passado, e ficou claro que seria complicado influir na decisão dele", relatou o diretor de futebol do clube alemão, Horst Heldt.
Já Matip afirmou que nunca cogitou sair para "outro clube da Bundesliga", e se disse "convencido de que é o momento certo para começar nova etapa e jogar na Premier League".
O camaronês, que nasceu em Bochum, na Alemanha, é cria das categorias de base do Schalke, clube onde chegou em 2000, e assinou seu primeiro contrato profissional em 2009.
Seu irmão Marvin, de 30 anos, é capitão do Ingolstadt, outro clube da Bundesliga, e também defende a seleção camaronesa.
Matip disputou as 21 partidas do Schalke no campeonato nacional, e marcou três gols.
Com os Azuis Reais, o camaronês foi vice-campeão alemão em 2010, e conquistou a Copa da Alemanha em 2011, ano em que o time também chegou às semifinais da Liga dos Campeões.
O zagueiro vestiu 27 vezes a camisa dos 'Leões Indomáveis' de Camarões, e tem duas Copas do Mundo no currículo, na África do Sul, em 2010, e no Brasil-2014.
Em ambas as ocasiões, sua seleção foi eliminada na primeira fase, sem vencer um jogo sequer no torneio.
O Liverpool vem tendo problemas defensivos por causa de lesões e da má fase do francês Mamadou Sakho, titular habitual ao lado do experiente croata Dejan Lovren.