O primeiro a entrar em campo será o Palmeiras, na terça-feira, contra o River Plate.
O jogo não será no Monumental de Buenos Aires, contra o atual campeão da Libertadores, mas em Montevidéu, diante do River Plate uruguaio, time bem menos tradicional e adversário bem mais acessível para o Verdão, pelo menos no papel.
No campo, o pequeno River Plate, de pouca torcida no Uruguai, eliminou a tradicional Universidad de Chile na fase preliminar da Libertadores, mostrando que pode aprontar sim no duelo contra o Verdão.
Para superar o primeiro desafio, o campeão da Copa do Brasil precisa jogar melhor do que no último sábado, quando foi derrotado de virada por 2 a 1 pelo Linense, na quarta rodada do Paulistão.
Vale ressaltar, contudo, que o time atuou apenas com dois titulares habituais, o goleiro Fernando Prass e o zagueiro Victor Hugo, para chegar com tudo na estreia da Libertadores.
O Corinthians e o São Paulo não puderam se dar esse luxo, por conta da disputa do clássico Majestoso de domingo, com vitória por 2 a 0 do Timão.
Ambas as equipes atuaram praticamente com força máxima e se preparam para uma semana desgastante, principalmente o Corinthians, que ainda vai encarar uma longa viagem rumo a El Salvador, no norte do Chile, onde visita o Cobresal, na noite de quarta-feira.
O duelo contra o Cobresal será um teste para o técnico Tite, que, depois de conquistar o Campeonato Brasileiro-2015, viu seu time ser desmontado pela investida do futebol chinês, que levou os pilares da equipe, o zagueiro Gil, os meias Renato Augusto e Jádson, e o volante Ralf. O atacante Vágner Love também deixou o Timão, indo jogar no Monaco, do futebol francês.
Sem tempo para grandes testes, Tite tenta dar padrão de jogo à nova equipe, que ganhou dez reforços na pré-temporada e terá árdua missão de encontrar o equilíbrio e entrosamento apresentados no ano passado.
Poucas horas antes, o tricolor paulista terá a vantagem de estrear na fase de grupos em casa, no Morumbi, contra o The Strongest, time bem menos perigoso quando fora de casa, longe dos 3.600 m de altitude de La Paz.
O veterano zagueiro uruguaio Diego Lugano, que busca a melhor forma e ainda não estreou na equipe em sua volta ao clube em que brilhou no início dos anos 2000, viajará com os companheiros à Bolívia, mas sua escalação dependerá da escolha do técnico Edgardo Bauza.
Viagens desgastantes
Também na quarta-feira, o Atlético Mineiro enfrentará um time peruano, o Melgar, em Arequipa.
A altitude (2.300 m) não terá tanto influencia quanto na capital boliviana e o que mais deve pesar deve ser a desgastante viagem rumo ao sul do Peru, numa das cidades mais turísticas do país.
No último sábado, O Galo atuou com time reserva e empatou sem gols com o Guarani, em Divinópolis, pela terceira rodada do Campeonato Mineiro.
O time viajou ao Peru sem o recém-contratado Robinho, que não fez pré-temporada e ainda busca aprimorar a forma física, nem o meia argentino Dátolo, lesionado.
O último time brasileiro a entrar em campo será o Grêmio, que já está no México para encarar o Toluca, em duelo que será disputado às 20h00 de quarta-feira no horário local, meia noite de quinta-feira em Porto Alegre.
O tricolor gaúcho chegou em solo mexicano no último sábado, depois de 12 horas de viagem.
Os 'gigantes' argentinos Boca Juniors e River Plate só estreiam na semana que vem, mas o Racing, outro forte candidato ao título, joga nesta quarta-feira, contra o Bolívar.
Cinco vezes campeão da competição, o tradicional Peñarol, do Uruguai, inicia sua campanha no Peru, contra o Sporting Cristal.
--Partidas desta semana na Copa Libertadores (horário de Brasília):
-Grupo 1
Quarta-feira:
(19h30) São Paulo (BRA) - The Strongest (BOL)
-Grupo 2
Terça-feira:
(21h45) River Plate (URU) - Palmeiras (BRA)
-Grupo 3:
Quarta-feira:
(19h30) Racing (ARG) - Bolívar (BOL)
-Grupo 4:
Quinta-feira:
(22h45) Sporting Cristal (PER) - Peñarol (URU)
-Grupo 5:
Quarta-feira:
(21h45) Melgar (PER) - Atlético Mineiro (BRA)
Quinta-feira:
(22h45) Independiente del Valle (EQU) - Colo-Colo (CHI)
-Grupo 6:
Quinta-feira:
(0h00) Toluca (MEX)- Grêmio (BRA)
-Grupo 7:
Quarta-feira:
(0h00) Deportivo Táchira (VEN) - Olimpia (PAR)
Sexta-feira:
(01h00) Punas UNAM (MEX) - Emelec (EQU)
-Grupo 8:
Terça-feira:
(22h45) Santa Fe (COL) - Cerro Porteño (PARA)
Quarta-feira:
(21h45) Cobresal (CHI) - Corinthians (BRA)