Clube fundado em 1928 pela montadora Peugeot, o FC Sochaux Montbéliard detém o recorde de temporadas disputadas na elite (66), mas foi rebaixado em 2014.
A Peugeot abandonou o FCSM logo em seguida, e o time não conseguiu subir de volta, terminando apenas na décima posição do último campeonato de Ligue 2.
Nesta terça-feira, porém, a torcida reviveu as glórias do passado de um clube que ostenta dois títulos de campeão francês (1935 e 1938), duas Copas da França (1978 e 1987) e uma Copa da Liga (2004).
Aos 19 minutos de jogo, Florian Martin aproveitou uma lambança do lateral brasileiro Fabinho e fuzilou o goleiro Paul Nardi de canhota.
Tiémoué Bakayoko empatou de cabeça aos 38, mas Sacko garantiu a classificação heróica do time da casa aos 9, ao acertar um petardo da entrada da área na conclusão de um contra-ataque letal.
O brasileiro Vágner Love, recém-contratado pelo clube do Principado, entrou aos 15, no lugar de Touré, mas não conseguiu evitar a eliminação dos visitantes.
Também nesta terça-feira, outro representante da elite, o Gazelec Ajaccio, sofreu mais do que o esperado para se livrar do pequeno Saint-Malo, da quarta divisão, que derrotou de virada por 2 a 1.
A maior surpresa da noite, porém, foi a classificação do modesto Granville, time amador da quinta divisão, que superou por 1 a 0 na prorrogação o Bourg-en-Bresse, da segundona.
Na quarta-feira, o atual campeão Paris Saint-Germain recebe o Lyon, que já eliminou nas quartas de final da Copa da Liga francesa.
Resultados das oitavas de final da Copa da França:
Terça-feira:
Saint-Malo (CFA) - Gazélec Ajaccio 1 - 2
Granville (CFA2) - Bourg-en-Bresse (L2) 1 - 0 a.p.
Sochaux (L2) - Monaco 2 - 1
Quarta-feira
(16h00) Sarre-Union (CFA) - Lorient
Bordeaux - Nantes
Troyes - Saint-Etienne
(18h05) Paris SG - Lyon
Quinta-feira
(18h00) Trélissac (CFA) - Marseille