Nunca antes na história do Westfalenstadion o treinador de um time adversário será recebido com tanto fervor pela 'Muralha Amarela', setor do estádio que reúne os torcedores mais fanáticos do Borussia.
Antes de assumir o comando do Liverpool, em outubro do ano passado, Klopp tinha feito história com o time do Ruhr, que levou ao bicampeonato nacional (2011, 2012) e ao vice-campeonato europeu em 2013.
"Uma acolhida muito calorosa aqui seria tudo menos uma surpresa, será extraordinário para Jürgen e para a torcida. Ninguém se esqueceu de tudo que ele fez aqui", afirmou o sucessor de Klopp, Thomas Tuchel.
Mesmo assim, o hoje treinador do Liverpool já deixou claro que iria tentar deixar as emoções de lado, colocando o profissionalismo em primeiro lugar.
"Não vai ser uma batalha interna entre um novo amor e um amor antigo. Não é um problema para mim. Sabemos o quanto essa partida será complicada para nós, porque a forma com a qual joga esse time impõe respeito", declarou Klopp, que conhece o bem o estilo de jogo do Borussia e montou boa parte do elenco atual, que comandou de 2008 a 2015.
O clube alemão fez até uma brincadeira para ajudar o ex-treinador a encontrar o vestiário visitante, que usará pela primeira vez, ao colocar uma placa com uma seta especialmente para ele no corredor.
O retorno de Klopp ofusca a presença de jogadores que devem dar espetáculo em campo, como Aubameyang, Reus ou Gundogan do lado dos 'Schwartzengelben' ou Benteke, Sturridge e o brasileiro Philippe Coutinho com os 'Reds'.
'Submarino amarelo' x zebra tcheca
A 1.500 quilômetros de Dortmund, no país Basco, a 'Catedral de San Mames será o palco de outro jogo que promete ser explosivo.
O Athletic Bilbao volta a enfrentar um time espanhol, depois de eliminar o Valencia nas oitavas.
Mas o Sevilla tem sido o bicho-papão dessa competição nos últimos anos, com quatro títulos nos últimos dez anos (2006, 2007, 2014 e 2015) e entrará em campo motivado para buscar o terceiro seguido.
No último confronto entre as duas equipes, em janeiro, na Liga Espanhola, o time andaluz levou a melhor, vencendo por 2 a 0, com dois gols do atacante francês Kevin Gameiro, um dos grandes destaques da equipe.
A Espanha ainda terá outro representante, o Villarreal, quarto colocado da Liga Espanhola, que eliminou adversários de peso Napoli e Bayer Leverkusen nas fases anteriores do mata-mata.
O 'Submarino amarelo' será favorito contra do Sparta Praga, mas os tchecos precisam ser encarados com cautela, já que humilharam a Lazio por 3 a 0 em pleno estádio Olímpico nas oitavas.
Já Shakhtar Donetsk e sua 'Legião Brasileira' enfrentam o Braga, vice-campeão do torneio em 2011.
As partidas de volta das quartas de final estão marcadas para o dia 14 de abril, e a grande decisão será disputada no dia 18 de maio, na Basileia.
-Programação das partidas de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões (início das partidas às 16h05, no horário de Brasília):
Braga (POR) - Shakhtar Donetsk (UCR)
Villarreal (ESP) - Sparta Praga (RTC)
Athletic Bilbao (ESP) - Sevilla (ESP)
Dortmund (ALE) - Liverpool (ING)