Na decisão, marcada para o dia 18 de maio, na Basileia, o time inglês decidirá o título com o atual bicampeão, Sevilla.
Na outra semifinal, o time andaluz venceu o Shakhtar Donetsk em casa por 3 a 1, com direito a gol brasileiro, marcado por Mariano, depois do empate em 2 a 2 na Ucrânia.
Ao eliminar o 'Submarino Amarelo' no 'clássico dos Beatles', o Liverpool impediu que as duas competições continentais da Europa tenham finais 100% espanholas, já que a Liga dos Campeões será novamente um dérbi madrilenho entre Real Madrid e Atlético, como em 2014.
Por mais que o Liverpool tenha muito mais tradição do que o Sevilla, por ostentar cinco títulos da Champions, o time andaluz leva a melhor no número de troféus da Liga Europa, por ter vencido a competição quatro vezes (2006, 2007, 2014 e 2015), contra 'apenas' três dos 'Reds' (1973, 1976 e 2001).
- Recado de Firmino a Dunga -
Em Anfield, os comandados de Jurgen Klopp precisavam da vitória, uma semana após sair da Espanha com uma derrota frustrante, ao levar um gol nos acréscimos.
Com o apoio da sua fanática torcida, o Liverpool tomou logo as rédeas do jogo e precisou de apenas seis minutos para abrir o marcador, com um gol contra de Bruno Soriano.
Em bate-rebate na área do 'Submarino Amarelo', a bola chegou aos pés de Roberto Firmino, que cruzou forte e rasteiro. Sturridge apareceu para escorar e dividiu com Soriano, que acabou desviando para as próprias redes.
Firmino e Sturridge também foram decisivos nos outros dois gols do Liverpool.
Aos 18, o atacante brasileiro tentou um chute de primeira da entrada da área que acabou se transformando em assistência para o inglês fuzilar o goleiro Areola.
Cinco minutos depois, Firmino levantou a torcida com um drible espetacular e rolou para Lallana, que finalizou para fora.
Lallana se redimiu aos 36, em outra jogada iniciada por Firmino. O alagoano recebeu do também brasileiro Coutinho, esse sim, convocado por Dunga para a Copa América, e cruzou na medida na direção de Sturridge, que finalizou mal, mas viu Lallana completar para as redes, selando de vez a classificação dos 'Reds'.
Grande nome da partida, Firmino foi substituído pelo compatriota Lucas Leiva a dois minutos do fim para receber a ovação da torcida.
- Três gols brasileiros na Espanha -
Na Espanha, o Sevilla também construiu a classificação com um gol marcado muito cedo.
Com apenas nove minutos de bola rolando, o francês Kevin Gameiro aproveitou uma bobeada da defesa do Shakhtar, ficou cara a cara com o goleiro e não perdoou.
O time ucraniano deixou tudo igual aos 44, quando o brasileiro naturalizado croata Eduardo da Silva recebeu ótima enfiada de bola de Marlos e tocou na saída do goleiro.
O gol logo antes do intervalo deixou a torcida andaluz preocupada, mas o Sevilla tratou de tranquilizá-la com dois gols no início da segunda etapa.
Aos 8, Gameiro recebeu lindo lançamento de trivela de Krychowiak, invadiu a área e driblou o goleiro antes de empurrar a bola para as redes, anotando seu segundo gol na partida.
O terceiro do Sevilla saiu aos 13, dos pés de Mariano, ex-lateral do Fluminense, que acertou um belo chute da entrada da área para acabar de vez com as esperanças do Shakhtar.