..) no sul do Afeganistão", informou a coalizão, que não especificou suas nacionalidades.
Segundo a Otan, outros membros da mesma operação reagiram com disparos e mataram os agressores.
A OTAN não informou o local do ataque e disse que o incidente está sendo investigado juntamente às forças afegãs.
Entretanto, o ministério de Defesa da Romênia anunciou que dois soldados romenos morreram na manhã deste sábado durante uma missão de instrução de policiais afegãos perto de Kandahar (sul). Além disso, um terceiro militar romeno das forças de operações especiais ficou ferido no incidente e foi transferido a um hospital na Alemanha, segundo o comunicado do ministério.
Este tipo de incidentes, os "green-on-blue", segundo a terminologia da OTAN, em que soldados afegãos ou a polícia ataca soldados internacionais, foi um dos maiores problemas que a coalizão teve que enfrentar durante os anos em que lutou com o exército do Afeganistão.
Os talibãs não reivindicaram o ataque, embora no mês passado tenham anunciado o início de sua tradicional ofensiva de primavera (boreal), prometendo "ataques em grande escala" por todo Afeganistão.
Funcionários ocidentais afirmam que a maioria desses ataques obedecem mais a rixas pessoais e mal-entendidos culturais do que a planos dos insurgentes.
Os assassinatos aumentaram a desconfiança entre as forças locais e estrangeiras apesar de o número deste tipo de incidentes ter caído nos últimos anos.
A OTAN finalizou sua missão de combate no Afeganistão em dezembro de 2014, retirando suas tropas do país, embora 13.000 soldados continuem ali para operações de treinamento e antiterrorismo.