"A decisão sobre o sucessor será anunciada em breve", antecipou o clube num comunicado, sendo que o principal cotado para assumir o cargo é o português José Mourinho, que está desempregado desde que foi sacado do Chelsea em dezembro.
"Estou muito decepcionado por ter sido incapaz de completar o nosso planejamento de três anos", lamentou o holandês no mesmo comunicado.
"Foi uma honra treinar um time magnífico como o Manchester United. Acredito que o clube possui as bases para ir adiante e obter ainda mais êxito", completou.
De acordo com a mídia britânica, o United deve ter que pagar uma indenização de 6,5 milhões de euros ao treinador de 64 anos, que ainda tinha um ano de contrato.
Van Gaal chegou ao clube em 2014, depois de levar a seleção holandesa ao terceiro lugar na Copa do Mundo no Brasil, mas amargou mais decepções do que êxitos com os 'Red Devils'.
Apesar de ter desembolsado nada menos de 250 milhões de euros em dois anos para reforçar o elenco, o time ficou em quarto lugar da Premier League na temporada passada, em quinto neste ano, e deu vexame em dezembro, ao ser eliminado logo na fase de grupos da Liga dos Campeões.
Por ter ficado fora do G4, o time seguir disputará a Champions na próxima temporada.