"A dinâmica positiva nas relações UE-Turquia continua", tuitou a delegação da Turquia em Bruxelas.
O governo turco enviou uma grande delegação para Bruxelas, representada pelo vice-primeiro-ministro Mehmet Simsek, o ministro das Relações Exteriores Mevlut Cavusoglu e seu colega responsável pelos Assuntos Europeus Volkan Bozkir.
"Esta abertura eleva o número de capítulos abertos a quinze", declarou o chefe da diplomacia luxemburguesa, Jean Asselborn, em entrevista coletiva, ressaltando o "novo impulso" e "revitalização do processo de adesão" da Turquia à UE.
"Este é um passo importante em nosso adesão após quase dois anos de impasse", comemorou Bozkir.
"É fato que a União precisa a parceria estratégica da Turquia em várias questões internacionais, como migração, luta contra o terrorismo, segurança energética, economia, comércio, clima e assim por diante", listou o ministro de Luxemburgo.
Em um encontro com jornalistas pouco antes da reunião, Asselborn descreveu "um gesto" dos europeus para convencer a Turquia a melhor cooperar para travar o fluxo sem precedentes de migrantes e intensificar a luta contra o Estado islâmico.
"Sabemos que o bloqueio era total há anos", lembrou. A Turquia iniciou suas negociações de adesão em 2005, mas foram bloqueadas devido à oposição da Alemanha e Chipre, em particular.