Vários disparos de artilharia atingiram casas, matando uma idosa no povoado de Zaitsev, dividido em dois pela linha de frente e um dos pontos de maior atrito, anunciou o Exército em um comunicado.
Zaitsev está situado 55 km ao norte de Donetsk, bastião dos separatistas.
Um alto dirigente separatista da república autoproclamada de Donetsk, Eduard Bassurin, informou que um "homem e uma mulher morreram em Zaitsev durante um tiroteio com o Exército ucraniano".
Foi impossível apurar se Kiev e os rebeldes citaram a mesma vítima feminina.
"Os rebeldes utilizaram lança-granadas, metralhadoras pesadas, morteiros de 82 mm e um tanque, armas que não deveriam estar na linha de frente devido aos acordos de Minsk", destacou o Exército.
O site dos separatistas acusa as forças ucranianas de disparar na noite de sábado contra Zaitsev, assim como contra o subúrbio oeste de Donetsk.
Os acordos de paz firmados em Minsk em fevereiro passado, graças à mediação de França e Alemanha, contribuíram para deter os combates que deixaram 9 mil mortos a partir de abril de 2014.
Kiev e os rebeldes anunciaram na terça-feira passada sua enésima trégua, a do Ano Novo, após combates recentes que colocaram em risco o frágil cessar-fogo de setembro, que permitiu reduzir consideravelmente os combates.