No sorteio dos confrontos das oitavas de final, marcado para a próxima segunda-feira, Real Madrid, Wolfsburg, Atlético de Madri, Manchester City, Barcelona, Bayern de Munique, Chelsea e Zenit São Peterburgo terão condição de cabeças de chave por terem terminado em primeiro lugar de suas chaves.
Além de enfrentar adversários em teoria mais fracos, esses times terão a vantagem de decidir o mata-mata em casa.
No sorteio, o objetivo dos primeiros colocados será evitar os melhores segundos colocados, Paris Saint-Germain, Arsenal e a atual vice-campeã europeu, a Juventus, enquanto PSV Eindhoven, Benfica, Roma, Dínamo de Kiev e Gent não devem apresentar tantas dificuldades aos 'medalhões'.
Já Shakhtar Donesk, Manchester United, Galatasaray, Sevilla, Bayer Leverkusen, Olympiakos, Porto e Valencia terão que se contentar com a Liga Europa, cujo sorteio também será realizado na segunda-feira.
Grupo E: Roma garante vaga sem brilho
Roma (ITA) - BATE Borisov (BLR): 0-0
O estádio Olímpico deveria ter sido o palco da redenção para um time italiano mergulhado na crise, mas os comandados de Rudi Garcia entraram nas oitavas pela porta dos fundos. A classificação só foi garantida por conta do empate do Bayer Leverkusen com o Barcelona, com os romanos levando a melhor sobre os alemães no confronto particular, que foi bastante agitado (empate em 4 a 4 na Bay Arena e vitória por 3 a 2 da Roma em casa). Nesta quarta-feira, as redes não balançaram no estádio Olímpico, e o goleiro Szczesny precisou fazer defesa milagrosa no segundo tempo para salvar a Roma do vexame.
Bayer Leverkusen (ALE) - Barcelona (ESP): (1-1)
Diante de um time catalão que jogou com time misto, com apenas Lionel Messi como representante do trio 'MSN' (Neymar está lesionado e Suárez foi poupado), o Leverkusen foi valente, mas não conseguiu acabar com a invencibilidade do campeão europeu. O problema é que a vitória era o único resultado que servia aos alemães, que terão que se contentar com a Liga Europa. Messi abriu o placar, anotando seu 80º gol na competição, e tirando um pouco do atraso em relação ao rival Cristiano Ronaldo, autor de quatro gols na vitória por 8-0 do Real Madrid sobre o Malmö, para se isolar na artilharia histórica, com 88.
Classificação: Pts J V E D GP GC
1. Barcelona 14 6 4 2 0 15 4 CLASSIFICADO
2. Roma 6 6 1 3 2 11 16 CLASSIFICADO
3. Bayer Leverkusen 6 6 1 3 2 13 12 JOGARÁ LIGA EUROPA
4. BATE Borisov 5 6 1 2 3 5 12 ELIMINADO
Grupo F: Arsenal cumpre 'missão impossível'
Olympiakos (GRE) - Arsenal (ING): 0-3
O time londrino precisava derrotar o Olympiakos por dois gols de diferença, ou anotando três gols para se classificar, e acabou fazendo as duas coisas ao mesmo tempo. O triunfo veio com um 'Hat Trick' de Olivier Giroud e atuação de gala do alemão Mesut Özil, que iniciou as jogadas dos dois primeiros gols do francês. Apesar do apoio da sua torcida, o time grego foi vítima da sua estratégia ultra-defensiva e foi totalmente envolvido pelos 'Gunners', que garantiram a 16º classificação seguida para as oitavas.
Dínamo Zagreb (CRO) - Bayern de Munique (ALE): O time bávaro só jogava para cumprir tabela, mas precisava se redimir da derrota de 3 a 1 que sofreu no sábado, no campo do Borussia Moenchengladbach, a primeira da temporada na Bundesliga. A resposta veio com vitória por 2 a 0 na Croácia, com dois gols do artilheiro polonês Robert Lewandowski, para garantir 15 pontos de 18 possíveis na campanha quase perfeita dos comandados de Pep Guardiola, que só tropeçaram uma vez, quando perderam por 2 a 0 para o Arsenal, em Londres.
Classificação: Pts J V E D GP GC
1. Bayern de Munique 15 6 5 0 1 19 3 CLASSIFICADO
2. Arsenal 9 6 3 0 3 12 10 CLASSIFICADO
3. Olympiakos 9 6 3 0 3 6 13 JOGARÁ LIGA EUROPA
4. Dínamo Zagreb 3 6 1 0 5 3 14 ELIMINADO
Grupo G: Mourinho castiga o Porto
Chelsea (ING) - Porto (POR): 2-0
O time londrino poderia até ter garantido a vaga com empate, mas acabou vencendo por 2 a 0, resultado que eliminou o Porto, time que o técnico dos 'Blues', José Mourinho, levou ao título da Champions em 2004. Os 'Dragões', que ocupavam a liderança antes da bola rolar, foram ultrapassados por Chelsea e Dínamo Kiev, e terão que se contentar com a Liga Europa, que também conquistaram sob o comando de 'Mou', em 2003. O brasileiro Willian anotou o segundo gol da partida, seu quinto na competição e o primeiro com bola rolando, já que os outros quatro saíram em cobranças de falta.
Dínamo Kiev (UCR) - Maccabi Tel Aviv (ISR): 1-0
O Dínamo começou a rodada na terceira posição, mas com a vantagem de poder garantir a vaga com vitória simples sobre o time de pior campanha na competição. Os ucranianos não precisaram forçar seu talento e se limitaram a fazer o dever de casa, ao vencer pelo placar mínimo, com um gol marcado por Garmash logo aos 16 minutos de jogo.
Classificação: Pts J V E D GP GC
1. Chelsea 13 6 4 1 1 13 3 CLASSIFICADO
2. Dínamo de Kiev 11 6 3 2 1 8 4 CLASSIFICADO
3. Porto 10 6 3 1 2 9 8 JOGARÁ LIGA EUROPA
4. Maccabi Tel Aviv 0 6 0 0 6 1 16 ELIMINADO
Grupo H: Gent pinta a zebra
Gent (BEL) - Zenit São Peterburgo (RUS): 2-1
Na maior competição de clubes da Europa, que reúne clubes milionários, de vez em quando um pequeno time surpreende a todos e aparece como 'intruso' entre os 'medalhões' nas oitavas. Foi o caso do Apoel Nicósia de Chipre, que chegou até as quartas, em 2012, e do Basel, na temporada passada. Desta vez, a zebra veio da Bélgica, com o Gent, considerado o time mais fraco da chave, que garantiu a vaga ao acabar com os 100% de aproveitamento do Zenit, que jogou sem o brasileiro Hulk, poupado.
Valencia (ESP) - Lyon (FRA): 0-2
"Alguém falou que amanhã será o primeiro dia do resto da minha vida", disse o técnico Gary Neville na terça-feira, na véspera de estrear como técnico do Valencia. O ex-lateral do Manchester United só terá a esperança de viver dias melhores na Liga Europa. O novo treinador viveu um verdadeiro pesadelo, ao perder em casa para o lanterninha Lyon, que ainda não tinha vencido na competição, fazendo a alegria do Gent. O time belga deixou para trás os dois favoritos da chave, que morreram abraçados.
Classificação: Pts J V E D GP GC
1. Zenit 15 6 5 0 1 13 6 CLASSIFICADO
2. Gante 10 6 3 1 2 8 7 CLASSIFICADO
3. Valencia 6 6 2 0 4 5 9 JOGARÁ LIGA EUROPA
4. Lyon 4 6 1 1 4 5 9 ELIMINADO