O Barça, que venceu aquela partida por 4 a 1, já avisou nesta sexta-feira que pretende recorrer da punição.
"Ao final da partida, uma vez no túnel que leva aos vestiários, enquanto todos os jogadores do RCD Espanyol subiam as escadas, Suárez se dirigiu a eles, repetindo várias vezes o seguinte: 'estou esperando vocês aqui, podem vir, vocês são um lixo", relatou o árbitro Martínez Munuera na súmula da partida, disputada no Camp Nou.
Com a sanção, aplicada nesta sexta-feira pelo juiz de competições da Federação Espanhola (RFEF), Suárez perderá a partida de volta contra o Espanyol, marcada para a próxima quarta-feira, e o primeiro jogo das quartas, caso o Barça seja classificado, o que deve acontecer pela ampla vantagem que conseguiu na ida.
O Barça alegou que o jogador não foi o autor dos insultos relatados pelo árbitro, sendo que vários veículos espanhóis atribuíram as palavras ao argentino Javier Mascherano, companheiro de equipe de Suárez.
"No recurso, será reafirmado que o jogador, como ele mesmo explicou, não pronunciou as palavras que lhe são atribuídas", avisou o clube num comunicado.
O duelo de quarta-feira, no Camp Nou, foi o segundo em quatro dias, depois do empate sem gols de sábado, no estádio Cornellà-El Prat, casa do Espanyol. Ambos os clássicos foram disputados em clima tenso, com os jogadores do Barça reclamando bastante da violência dos rivais.
A Liga Profissional Espanhola anunciou na quinta-feira que vai investigar ofensas racistas de parte da torcida do Espanyol contra Neymar durante a partida de sábado.
Na goleada da Copa do Rei, dois jogadores do Espanyol acabaram sendo expulsos em quatro minutos, aos 27 e aos 31 da segunda etapa.
O técnico do Barça, Luis Enrique, preferiu não se pronunciar sobre os incidentes na entrevista coletiva de sexta-feira, mas o lateral brasileiro Daniel Alves denunciou nas redes sociais uma campanha da imprensa local, acusada de lucrar com a polêmica.
"Cada vez mais sinto vergonha de fazer parte desse esporte, de como nos usam (...) Somos objetos usados pela imprensa pelo seu benefício, para que vendam jornais. Cada vez mais se fala menos de futebol (...) Vocês são um p... lixo", disparou o atleta na sua conta do Instagram.
O Barça fez questão de se distanciar desta mensagem, mesmo reconhecendo a liberdade de expressão do brasileiro.
"O FC Barcelona se vê na obrigação de ressaltar que não admite e não compartilha as expressões ofensivas que foram publicadas", disse o clube num comunicado.