O sorteio está marcado para 10h30 (no horário de Brasília). O torneio masculino dividirá 16 seleções em quatro grupos.
Apenas uma vaga ainda está em jogo, e será definida em março, na repescagem entre Estados Unidos e Colômbia.
Além do Brasil, participam da competição masculina África do Sul, Argélia, Nigéria, Iraque, Japão, Coreia do Sul, Alemanha, Dinamarca, Portugal, Suécia, Honduras, Fidji, Argentina e o atual campeão México.
A seleção brasileira, que foi derrotada por 2 a 1 pelos mexicanos na última decisão, em Wembley, nos Jogos de Londres-2012, já conquistou cinco medalhas, três de prata e duas de bronze, mas o ouro olímpico é o único grande título que falta aos pentacampeões mundiais.
No feminino, o Brasil bateu na trave duas vezes, ficando com a prata em Atenas-2004 e Pequim-2008.
Marta e companhia disputarão o torneio com outras 11 seleções, sendo que cinco delas serão definidas apenas em março. Já estão classificados Canadá, Nova Zelândia, Alemanha, França e Colômbia.
As 12 equipes serão divididas em três grupos de quatro.
A partida de abertura do feminino, marcada para o dia 3 de agosto, no Engenhão, será o primeiro evento oficial das Olimpíadas, dois dias antes da cerimônia de abertura.
A final feminina será no dia 19 de agosto, no Maracanã, que receberá a decisão masculina no dia seguinte.
Além de ter seu torneio começando com antecedência, o futebol é a única modalidade que terá jogos fora do Rio.
Além do Engenhão e do Maracanã, são outras cinco cidades-sede: Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Salvador e São Paulo, que já haviam recebido partidas da Copa do Mundo de 2014.