Como time andaluz, o Shakhtar Donetsk também deixou a vaga bem encaminhada, ao vencer o Braga fora de casa pelo mesmo placar de 2 a 1.
O Villarreal também saiu na frente no seu confronto com o Sparta Praga, mas a vitória por 2 a 1 em casa deixa o confronto em aberto, dando aos tchecos a possibilidade de garantir a vaga com vitória simples por 1 a 0 na partida de volta, na semana que vem.
No País Basco, o Athletic saiu na frente aos 3 minutos do segundo tempo, com um gol de cabeça do veterano Iker Muniain, que recebeu cruzamento certeiro de Iker Muniain.
O Sevilla, no entanto, mostrou que não venceu o torneio quatro vezes nos últimos dez anos por acaso.
Timothée Kolodziejczak empatou aos 11, ao aproveitar uma bobeada da zaga basca em cobrança de escanteio, e Vicente Iborra garantiu a vitória de virada dos andaluzes aos 38, na conclusão de um contra-ataque letal puxado pelo francês Kevin Gameiro.
Klopp nunca andará sozinho
Em Dortmund, o 'Kloppsico' proporcionou muitas emoções, com o treinador alemão sendo aplaudido de pé por 80.000 torcedores.
Hoje no comando do Liverpool, Klopp treinou o Borussia durante sete anos, de 2008 a 2015, levando o time alemão ao bicampeonato nacional, em 2011 e 2012, e ao vice-campeonato europeu, em 2013.
A equipe de Dortmund encarava a partida com certo favoritismo, depois de eliminar outro time inglês nas oitavas, o Tottenham, atual vice-líder da Premier League.
Os 'Reds', que ocupam apenas a nona posição do mesmo campeonato, jogaram de igual para a igual com os alemães, com ótima atuação do brasileiro Philippe Coutinho, e saíram na frente aos 36 minutos de jogo, com um gol do jovem belga Divock Origi.
O atacante de 20 anos aproveitou desvio de cabeça de Milner, invadiu a área e chutou colocado no cantinho do goleiro Weidenfeller.
Klopp teve uma acolhida calorosa em Dortmund, mas a generosidade do Borussia tem limite.
Homem de confiança de Klopp nos anos dourados, o zagueiro Matts Hummels, campeão mundial com a Alemanha, deixou tudo igual de cabeça aos 3 da etapa final.
Antes do pontapé inicial, houve outro momento de emoção, com o hino "You'll never walk alone" (você nunca andará sozinho) entoado pelos torcedores de ambas as equipes, que têm a música como marca registrada.
Brasileiros do Shakhtar passam em branco
Em Portugal, o Braga, vice-campeão do torneio em 2011, foi dominado pelo Shakhtar e sua 'Legião Brasileira'.
Ismaily, Marlos e Taison começaram jogando, Eduardo da Silva, Dentinho e Bernard entraram no segundo tempo, mas nenhum deles balançou as redes.
Quem abriu o placar foi um ucraniano, o zagueiro Rakytskiy, com um chute desviado na sobra de uma cobrança de escanteio, aos 45 do primeiro tempo.
O argentino Facundo Ferreyra ampliou aos 30, ao receber um cruzamento de Marlos, e Wilson Eduardo descontou para os portugueses.
Já o Villarreal garantiu a vitória com dois gols do atacante congolês Cédric Bakambu, uma das revelações da temporada na Liga Espanhola, mas Brabec fez o importante gol fora de casa que manteve o Sparta vivo no confronto.
--Resultados das partidas de ida das quartas de final da Liga Europa:
Borussia Dortmund - Liverpool 1-1
Athletic Bilbao - Sevilla 1-2
Villarreal - Sparta Praga 2-1
Sporting Braga - Shakhtar Donetsk 1-2
As partidas de volta serão disputadas no dia 14 de abril