Na partida de ida entre os dois rivais catalães, o Barça havia vencido por 4 a 1 no Camp Nou, dando grande vantagem ao atual campeão espanhol, europeu e mundial.
Com a goleada em casa, o técnico Luis Enrique, que já não podia contar com o uruguaio Luis Suárez, suspenso por envolvimento em confusão com jogadores do Espanyol no túnel de acesso ao vestiário, na partida de ida, optou por deixar Neymar, terceiro integrante do trio 'MSN', no banco de reservas, preservando o brasileiro das entradas ríspidas do violento rival catalão.
Luis Enrique também optou por poupar outros dois habituais titulares, Andrés Iniesta e Sergio Busquets.
Sem os fiéis escudeiros, Messi, que não aceita ficar de fora nem do 'rachão' no treino, precisou assumir toda a responsabilidade e não demorou a mostrar sua qualidade, sendo responsável pela jogada do primeiro gol do Barça.
No lance, aos 32 minutos, o cinco vezes melhor do mundo deixou Munir, substituto de Neymar, na cara do gol. O jovem de 20 anos não se afobou, driblou o goleiro e tocou para o fundo das redes.
Como era de se esperar, o Espanyol, sem grandes ambições de reverter o placar, abusou de entradas mais duras, como já havia feito no primeiro duelo. Só no primeiro tempo, o time do técnico Galca recebeu três cartões amarelos.
O Barça segurou a vitória e a classificação graças ao goleiro Ter Stegen, que defendeu dois chutes cara a cara com o atacante equatoriano Felipe Caicedo, aos 43 minutos do primeiro tempo e 6 da segunda etapa.
A três minutos do apito final, Munir selou de vez o caixão do Espanyol, ao anotar seu segundo gol na partida, aproveitando para empurrar paras as redes um cruzamento rasteiro de Aleix Vidal. O gol foi o quarto de Munir na competição, da qual é o artilheiro.
O Barça, atual campeão da Copa do Rei, avançou às quartas de final da competição, e o vice-campeão Athletic Bilbao seguiu seus passos, sobrevivendo ao difícil duelo com o Villarreal.
A equipe basca, que havia vencido em casa por 3 a 2 na ida, se impôs novamente sobre o 'Submarino Amarelo', desta vez por 1 a 0, com gol de Iñaki Williams aos 21 minutos de jogo e segue viva na competição.
O Las Palmas também garantiu vaga na próxima fase da Copa do Rei, vencendo o Eibar por 3 a 2, mesmo placar da partida de ida.
- Resultados das oitavas de final da Copa do Rei:
Terça-feira: ida Volta
Deportivo La Coruña - (+) Mirandés (D2) 1-1 0-3
(+) Sevilla - Betis 2-0 4-0
Quarta-feira:
Villarreal - (+) Athletic Bilbao 2-3 0-1
(+) Celta Vigo - Cadix (D3) 3-0 2-0
Espanyol - (+) Barcelona 1-4 0-2
(+) Las Palmas - Eibar 3-2 3-2
Quinta-feira:
(17h00) Grenade - Valence 0-4
(18h00) Atletico Madrid - Rayo Vallecano 1-1