Atual número 132 do mundo, Schiavone,ex-número 4 do mundo (2011) e campeã de Rolando Garros em 2010, sucede a compatriota Sara Errani, que ergueu o troféu no ano passado. O título foi o sétimo da carreira de Schiavone, campeã pela última vez em Marrakech, em 2013.
Rodgers, número 131 do mundo e de apenas 23 anos, deu pinta de que não teria muito trabalho com a veterana Schiavone, vencendo o primeiro set com enorme facilidade em 6 a 2, em rápidos 30 minutos de jogo.
Após um longo intervalo, em que reclamou de que a quadra estaria sendo molhada excessivamente, o que deixaria o jogo mais lento, Schiavone teve o saque quebrado logo no primeiro game com uma dupla falta.
Rogers, porém, desperdiçou a chance de abrir vantagem e encaminhar a vitória. No game seguinte, a italiana recuperou a quebra e acordou de vez na partida, devolvendo o placar da primeira parcial.
No terceiro set, Rodgers, apesar de ser 12 anos mais nova que a adversária, pareceu sentir o cansaço e Schiavone, sempre mostrando muita raça, aproveitou e levou a melhor novamente, conquistando o título com outro 6 a 2.
"Eu não estava bem, mas sabia que tinha que me manter na partida até encontrar um jeito de ganhar", analisou Schiavone, que emocionou o público ao discursar em português durante a cerimônia de premiação.
"Que felicidade. Para mim, é um dia de festa e de grandes emoções, o Brasil é um país grande e maravilhoso, obrigado a todos e sorte nas Olimpíadas", disse emocionada a veterana italiana, que vingou a brasileira Paula Gonçalves, eliminada por Rodgers nas quartas de final.
O Rio Open verá neste domingo a final do torneio masculino entre o uruguaio Pablo Cuevas e o argentino Guido Pella.
- Resultados deste domingo no Rio Open:
. Simples Feminino (Final):
Francesca Schiavone (ITA) x Shelby Rodgers (EUA) 2-6, 6-2, 6-2