Derrotado por 1 a 0 em casa pelo Rosario Central, o time gaúcho terá um desafio e tanto na quinta-feira: vencer no estádio 'Gigante de Arroyito', onde os argentinos perderam apenas um jogo em quase um ano e meio.
A única derrota foi no dia 10 de abril, por 3 a 2 para o Velez Sarsfield. Quatro dias antes, os 'Canalhas' mantiveram uma invencibilidade de quase 500 dias ao empatar em 3 a 3 com o Palmeiras, que acabou sendo eliminado logo na fase de grupos.
- Galo desgastado -
Os dois times brasileiros que têm a vantagem de decidir o confronto em casa, o Corinthians e o Atlético Mineiro, vão precisar da força da torcida, já que ficaram no 0 a 0 na partida de ida, deixando a definição da vaga totalmente em aberto.
O empate sem gols pode ser considerado um bom resultado, principalmente para o Timão, que sofreu muito no Uruguai, diante do Nacional, mas não deixa de ser um placar 'perigoso'. Qualquer empate com gols classifica o time visitante.
O Galo teve uma atuação bem melhor que o Corinthians na semana passada, diante do Racing, mas terá que lidar com o desgaste físico gerado pela final do Campeonato Mineiro.
Único dos quatro representantes brasileiros na Libertadores ainda envolvido na disputa do estadual, o Atlético foi surpreendido pelo América (2-1) no primeiro jogo da decisão, no domingo, jogando praticamente com força máxima.
Se garantir a vaga para as quartas, tem tudo para enfrentar o São Paulo, que parece enfim ter se encontrado sob o comando do técnico argentino Edgardo Bauza.
- Boca numa boa, River na beira do abismo -
Eliminado pelo Audax na semifinal do Paulistão, o Corinthians chega mais descansado e precisa mostrar sua força em Itaquera para não reviver o vexame do ano passado, quando foi eliminado nas oitavas pelo pequeno Guarani, do Paraguai.
O problema é que o adversário de quarta-feira tem muito mais tradição: o Nacional ostenta três títulos da Libertadores, conquistados em 1971, 1980 e 1988.
A equipe uruguaia também conta com um jovem atacante talentoso Nico López, de 22 anos, que foi uma constante ameaça para o Timão no Parque Central.
Time de melhor campanha na fase de grupos, o Atlético Nacional, da Colômbia, ainda não sofreu gol na competição e decide a vaga em casa com o Huracán, atual vice-campeão da Copa Sul-Americana, com o qual empatou sem gols na Argentina. Se avançar, enfrenta o vencedor do confronto Grêmio-Rosario Central.
Já o Corinthians pode ter nas quartas um confronto explosivo com o Boca Juniors. O time xeneize já fez boa parte do caminho, com a vitória fora de casa por 2 a 1 sobre o Cerro Porteño, com grande atuação de Carlitos Tévez, para carimbar a vaga na quinta-feira, na Bombonera.
O arquirrival River Plate, atual campeão do torneio, terá uma missão bem mais complicada na quarta-feira no Monumental de Nuñez, precisando reverter a derrota surpreendente de 2 a 0 que sofreu diante do modesto Independiente del Valle, no Equador.
-- Programação das partidas de volta das oitavos de final da Copa Libertadores (resultados das partidas de ida entre parenteses):
- Terça-feira:
Em Medellín: Atlético Nacional (COL) - Huracán (ARG) (0-0)
Na cidade do de México: Pumas (MEX) - Táchira (VEN) (0-1)
- Quarta-feira:
Em Toluca: Toluca (MEX) - São Paulo (BRA) (0-4)
Em Buenos Aires: River Plate (ARG) - Independiente del Valle (EQU) (0-2)
Em São Paulo: Corinthians (BRA) - Nacional (URU) (0-0)
Em Belo Horizonte: Atlético Mineiro (BRA) - Racing (ARG) (0-0)
- Quinta-feira:
Em Rosário: Rosario Central (ARG) - Grêmio (BRA) (1-0)
Em Buenos Aires: Boca Juniors (ARG) - Cerro Porteño (2-1)