Nesta temporada, a equipe romana não vem conseguindo apresentar uma regularidade e é a quinta colocada da Serie A, a sete pontos do líder Napoli, e foi eliminado da Copa da Itália pelo modesto La Spezia, da segunda divisão.
Na Liga dos Campeões, a Roma se classificou às oitavas de final, mas com grandes dificuldades e depois de sofrer uma humilhante goleada por 6 a 1 diante do Barcelona. Agora, terá técnico novo para encarar o Real Madrid por uma vaga nas quartas de final.
"Por mim e pela Roma, quero agradecer a Rudi Gacia pelo importante trabalho que realizou desde sua chegada", escreveu no comunicado o americano James Pallotta, presidente do clube.
"Vivemos momentos positivos, mas consideramos que é um bom momento para mudar", completou.
O treino da Roma desta quarta-feira será comandado por Alberto De Rossi, pai do meia Daniele De Rossi, responsável pelas categorias de base.
O nome mais cogitado para substituir Garcia no cargo de técnico da Roma é o de Luciano Spalletti, que chegou dos Estados Unidos na terça-feira para conversar com Pallotta.
O italiano, de 56 anos, dirigiu a Roma entre 2005 e 2009, quando o clube conquistou seus últimos troféus, a Copa da Itália de 2007 e 2008 e a Supercopa italiana de 2007.
Spalletti deixou o clube em 2009, após dez rodadas do campeonato nacional, lamentando o fraco elenco que tinha à disposição. Em seguida, foi técnico do rico Zenit de São Petersburgo.