Sem competir desde 27 de novembro, o River Plate já está no Japão há uma semana e se concentrou por cinco dias antes de partir no sábado para Osaka, onde jogará a semifinal.
O Barça chegou ao japão apenas três dias antes de entrar em campo contra o Guangzhou, depois de ter jogado no sábado pelo Campeonato Espanhol (2-2 com o Deportivo La Coruña).
Ilhada num hotel a cerca de 20 km do centro de Osaka, a delegação do River Plate espera com ansiedade sua estreia no Mundial, como reconheceu o capitão Marcelo Barovero.
O Sanfrecce Hiroshima, por outro lado, vem acumulando milhas nas pernas nos últimos dias e jogará as semifinais em pleno ritmo de competição, após uma sequência difícil de partidas: vitórias na final do Campeonato Japonês e em seguida contra o Auckland City (2-0) e o Mazembe (3-0), seus dois adversários no Mundial de Clubes.
Na equipe argentina, a única dúvida do técnico Marcelo Gallardo é a inclusão na equipe de Lucho González e de Leonardo Pisculichi, duas boas armas nas bolas paradas.
Os argentinos jogarão em Osaka com o apoio de 15.000 torcedores que viajaram ao Japão para acompanhar a equipe, algo impressionante.
Apesar de jogar em casa, tudo indica que o Sanfrecce contará com menos apoio nas arquibancadas. O técnico Hajime Moriyasu apostará novamente na equipe que vem dando bons resultados durante toda a temporada.
- Felipão e Robinho -
O Barcelona, que nesta segunda-feira chegou a Tóquio pela manhã e à tarde completou seu primeiro treino, jogará por uma vaga na final contra o Guangzhou Evergrande, o campeão asiático no qual quem manda são os brasileiros. Luiz Felipe Scolari é o técnico, enquanto Paulinho, Ricardo Goulart, Elkeson e Robinho são os pilares da equipe.
Nas quartas de final, Felipão e companhia viraram a partida nos últimos 12 minutos da partida sobre o América, do México (2-1), que era teoricamente favorito. Paulinho foi o grande herói do jogo, criando a jogada do primeiro gol e anotando o segundo de cabeça, nos acréscimos.
"É uma equipe perigosa, tem Scolari, jogadores brasileiros e já surpreenderam", declarou nesta segunda-feira Sergio Busquets, depois do primeiro treino do Barcelona em Yokohoma, sem a presença de Neymar, que se recupera de uma lesão na coxa.
-- Programação das semifinais do Mundial de Clubes:
Enm Osaka, 16 de dezembro, 08h30: River Plate - Sanfrecce Hiroshima
Em Yokohama, 17 de dezembro, 08h30: Barcelona - Guangzhou Evergrande