Já a Copa do Rei está apenas nas oitavas de final, mas tem a promessa de mais um clássico quente entre Barcelona e Espanyol, depois do empate sem gols do último sábado, pela Liga Espanhola.
Clássico do medo em Gênova
A primeira partida de 2016 na Série A italiana coloca frente a frente dois arquirrivais que iniciaram a temporada com ambições renovadas, com desempenhos promissores na última edição.
Genoa e Sampdoria chegaram a sonhar com a classificação em competições continentais, e fecharam o campeonato em sexto e sétimo, respectivamente. Hoje, o time 'rossoblu' está na beira da zona de rebaixamento, em 17º, e a Samp em 14º.
"Tivemos um bom tempo para descansar durante o recesso de Natal, e queremos mostrar que não merecemos estar nesta posição na tabela", avisou o meia venezuelano Tomas Rincón, do Genoa, em entrevista ao canal Sky Sport.
"O dérbi é sempre uma partida especial, diferente de qualquer outra, então a única coisa que importa é a vitória", completou o atleta de 27 anos, cujo time não vence desde o fim de novembro.
Já o técnico da Samp, Vicenzo Montella, também disse que aproveitou as festas de fim de ano para "recarregar as baterias".
"Para vencer, vamos precisar de muita determinação. Respeitamos muito o adversário, que tem um dos elencos mais completos do campeonato, mas sofreu muito com lesões nesta temporada", analisou.
Na parte de cima da tabela, a luta à distância pelo título continua, com o líder Inter de Milão e a Fiorentina (2º) jogando fora de casa na tarde de quarta-feira, contra Empoli (8º) e Palermo (16º), respectivamente.
O Napoli (3º), que tem os mesmos 35 pontos da Fio, um a menos que a Inter, recebe à noite o Torino (12º).
Três pontos apenas atrás do líder, a atual tetracampeã Juventus está voltando com tudo em busca do penta depois de um início de temporada desastroso, tem tudo para conseguir a oitava vitória seguida, contra o lanterninha Verona, em Turim.
Terra dos Beatles em festa
Em Liverpool, a torcida está dividida entre o vermelho do time que leva o nome da cidade e o azul do Everton, mas os dois rivais só podem se enfrentar na final da Copa da Liga.
Os confrontos das semifinais começam nesta semana, e os jogos de volta acontecerão apenas no fim do mês, nos dias 26 e 27 de janeiro.
Com desempenho muito irregular nesta temporada, os 'Reds' são os primeiros a entrar em campo, contra o Stoke City, para tentar se redimir da derrota (2-0) sofrida no último domingo, no campo do West Ham, pela Premier League.
Os comandados de Jurgen Klopp têm a seu favor o peso da camisa, mas os 'Potters' já mostraram que são osso duro de roer. Eliminaram o Chelsea nos pênaltis nas oitavas de final da competição, e derrotaram o poderoso Manchester United com autoridade por 2 a 0 no 'Boxing day' (26 de dezembro).
Já o Everton, que foi derrotado por 4 a 3 pelo Stoke na semana passada, inicia o confronto em casa, no estádio Goodison Park, mas não é favorito do seu duelo com o Manchester City.
Campeões da competição em 2014, os 'Citizens' vêm de uma vitória suada de virada (2-1) no campo do Watford, no último sábado, e tiveram um desempenho irregular durante as festas de fim de ano, com derrota para o novo líder Arsenal e empate sem gols com o vice Leicester.
Para surpreender o terceiro colocado da Premier League 'Toffees' do Everton apostam no artilheiro do campeonato, o belga Romelu Lukaku, que passou em branco no domingo, mas deu passe para o gol de Lennon no empate em 1 a 1 com o Tottenham.
Barça-Espanyol, episódio II
O chaveamento da Copa do Rei e a tabela da Liga Espanhola quiseram que os dois rivais catalães se enfrentassem três vezes em dez dias.
O primeiro capítulo da trilogia aconteceu no sábado, no estádio Cornellà-El Prat, casa do Espanyol, com empate sem gols num clássico tenso, em que Messi e Suárez acertaram a trave.
Neymar também passou muito perto de anotar um golaço, e foi novamente vítima de insultos racistas, de acordo com imagens da TV espanhola que registraram gritos de macaco quando o brasileiro tocava a bola.
Nesta quarta-feira, o mandante será o Barça, e o Camp Nou tampouco deve dar uma acolhida nada amigável aos 'Periquitos'.
Só não se sabe se o técnico Luis Enrique vai escalar sua força máxima, já que não faltam compromissos importantes nas próximas semanas.
Em novembro, o treinador usou um time repleto de reservas para eliminar o modesto Villanovense, da terceira divisão. Desta vez, porém, o adversário é muito mais qualificado, e os 115 anos de rivalidade também devem pesar na balança.
Com o tropeço no dérbi, o Barça perdeu a liderança da Liga Espanhola para o Atlético de Madri, que também entra em campo nesta quarta-feira, contra outro time da região da capital, o Rayo Vallecano.
Já o Real Madrid está eliminado por ter escalado de forma irregular o russo Denis Cheryshev contra o Cadiz, da terceira divisão. O time andaluz herdou da vaga, e enfrentará O Celta de Vigo na quinta-feira.
As partidas de volta das oitavas de final acontecerão na semana que vem, no dia 13 de janeiro.
-Principais jogos do meio de semana no futebol europeu:
-Campeonato Italiano (18ª rodada):
Terça-feira:
(17h45) Genoa - Sampdoria
Quarta-feira:
(12h00) Sassuolo - Frosinone
Chievo - Roma
Palermo - Fiorentina
Milan - Bologna
Juventus - Hellas Verona
(15h00) Empoli - Inter
(17h45) Napoli - Torino
-Copa da Liga Inglesa (partidas de ida das semifinais):
Terça-feira:
(18h00) Stoke City - Liverpool
Quarta-feira:
(18h00) Everton - Manchester City
- Copa da Espanha (partidas de ida das oitavas de final)
(17h30) Barcelona - Espanyol
(19h05) Rayo Vallecano - Atlético de Madri