Com o resultado, o time 'merengue' pode até perder por um gol de diferença na partida de volta das oitavas, marcada para o dia 8 de março, no estádio Santiago Bernabéu.
CR7 abriu o placar aos 12 minutos do segundo tempo, e Jesé selou o resultado aos 41.
'Zizou' mostrou que, além do talento com bola no pé nos tempos de jogador, tem estrela como técnico, já que o jovem atacante espanhol saiu do banco para balançar as redes apenas quatro minutos depois de entrar em campo.
"É muito bom fazer um jogo como o de hoje, contra um adversário que exigiu muito de nós. Foi uma bela vitória, não sofremos gols e fizemos dois. Só posso estar satisfeito", vibrou o francês.
O ex-craque teve participação nos títulos do Real nesta competição: sendo o melhor jogador da equipe na conquista da 'Taça Orelhuda' em 2002, com gol antológico na final, e como assistente do técnico Carlo Ancelotti em 2014, a famosa 'Décima'.
Na capital italiana, Zidane voltou a contar com o lateral brasileiro Marcelo, recuperado de uma luxação no ombro, que fez uma grande partida.
Na ausência do galês Gareth Bale, lesionado, o colombiano James Rodríguez formou o trio de ataque com Cristiano Ronaldo e Karim Benzema.
Do lado da Roma, o técnico Luciano Spaletti apostou num ataque mais veloz, deixando no banco o bósnio Edin Dezko para colocar em campo a dupla Salah-El Shaarawy.
Primeiro tempo travado
Jogando com inusitado uniforme cinza, o Real, como era de se esperar, começou monopolizando a posse de bola, ignorando o fator casa da Roma, que se contentava em jogar fechada atrás.
Os comandados de Zidane, porém, mostravam dificuldade para levar perigo para a área romana. Os 'Merengues' começaram trocando passes pela intermediária, tentando colocar o adversário na roda, mas a estratégia não deu certo.
Sem espaço pelo meio, o Real resolveu passar pelas laterais, principalmente na esquerda, com Marcelo.
Foi justamente o brasileiro que criou a única chance real de gol dos visitantes no primeiro tempo. Aos 33, o brasileiro tabelou com Cristiano Ronaldo soltou uma bomba de primeira passou perto da meta do goleiro polonês Szczesny.
Espaços começaram a se abrir de ambos os lados, e a Roma cresceu no fim da primeira etapa.
Aos 44, El Shaarawy recebeu longo lançamento e arrancou pela esquerda. O 'Faraó' invadiu a área, ficou cara a cara com o goleiro Navas, mas foi surpreendido por um carrinho providencial de Varane, que voltou a toda velocidade para salvar o Real.
Drible insano de CR7
Depois de um primeiro tempo morno, Zidane precisou remotivar seus jogadores no intervalo. "O ritmo foi bastante elevado e sofremos bastante na primeira etapa. O segundo tempo foi muito melhor, parecia que era outro jogo", analisou o francês.
De fato, o segundo tempo começou quente, com o zagueiro francês Vainqueur, da Roma, confundindo futebol com taekwondo ao acertar um chute na cabeça de James perto da área.
O juiz mandou seguir, e sequer deu cartão amarelo. Com corte no couro cabeludo, colombiano precisou ser atendido na beira do gramado.
O Real continuou pressionando, e acabou saindo na frente aos 12, com uma pintura de Cristiano Ronaldo, em jogada que começou mais uma vez pela esquerda, com lançamento de Marcelo.
O português recebeu perto da área e se livrou da marcação de Florenzi com um drible espetacular, dando um corte com o calcanhar esquerdo antes de emendar com um chutaço de direita no ângulo de Szczesny.
A Roma acordou para o jogo depois do gol, e teve várias chances de empatar a partida. Aos 17, Salah recebeu ótimo passe Nainggolan, e ficou cara a cara com Navas, mas chutou fraco para a defesa do goleiro costarriquenho.
Totti entra no fim
Para dar mais peso ao ataque 'giallorosso', Spaletti resolveu mexer no time, colocando Dzeko no lugar de El Shaarawy, e a estratégia quase deu resultado.
Aos 25, Salah cruzou com perigo para a área, na direção de Dzeko, mas Varane, um dos melhores em campo, conseguiu afastar antes da bola chegar até o bósnio.
Dois minutos depois, Dzeko recebeu na área e recuou para Vainqueur, que estava sozinho na meia-lua e tirou tinta da trave de Navas.
Foi justamente quando a Roma estava melhor na partida que o Real praticamente matou o confronto, num golpe de mestre de Zidane.
Aos 41, Jesé, que acabava de entrar no lugar no lugar de James, anotou o gol que pode ter selado definitivamente a vaga nas quartas de final.
O espanhol de 22 anos arrancou pela direita, invadiu a área e acertou um belo chute cruzado, para o desespero da torcida local.
O público até se empolgou com a entrada do capitão eterno da Roma, Francesco Totti, de 39 anos, que só entrou para jogar os minutos finais, e nada pôde fazer para reverter o prejuízo.