A China parece ter se tornado o novo Eldorado dos jogadores brasileiros, com clubes como o Corinthians perdendo alguns de seus melhores atletas, mais o gigante asiático também está de olho em outros mercados.
A contratação de Ramires, jogador de bastante respaldo na Europa, acontece um dia depois da saída do marfinense Gervinho do Roma para o Hebei Fortune.
Com 168 milhões de dólares gastos em 2015, a China já era o sexto maior país comprador de jogadores no mundo, atrás dos principais campeonatos europeus (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França), registrando um aumento de 68% em relação a 2014.
Revelado no Cruzeiro, Ramires, de 28 anos, chegou ao Chelsea em 2010, depois de uma passagem pelo Benfica. Na época, o clube londrino desembolsou 20 milhões de euros para tirá-lo dos Encarnados.
A oferta dos chineses era realmente irrecusável, já que ninguém imaginava que os 'Blues' fossem lucrar com a venda de um jogador que vinha perdendo espaço no time.
No início da sua trajetória na Inglaterra, porém, o brasileiro foi peça fundamental do elenco do Chelsea, com o qual conquistou a Liga dos Campeões em 2002, a Liga Europa em 2013, e a Premier League em 2015.
Seu gol decisivo marcado em pleno Camp Nou, eliminando o Barcelona na semifinal da Champions de 2012, será para sempre lembrado pelo torcedor.