A Rússia foi suspensa de toda competição pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF) em novembro, depois de um relatório realizado por uma comissão independente da Wada desvendar um esquema de doping institucionalizado no atletismo russo.
A Agência Russa Antidoping (Rusada), que ajudou a encobrir exames positivos de atletas e a destruir amostrar, foi declarada não apta a exercer suas funções, conforme o Código Mundial Antidoping da Wada.
"Solicitamos às autoridades russas que criem uma nova agência com pessoas apropriadas para estas responsabilidades", declarou à AFP Howman, em Tóquio para um seminário. "Isso pode demorar vários meses", completou.
A Rússia precisa "garantir ter pessoas experientes e capazes de conduzir elas mesmas o programa antidoping e mais agentes de controle", explicou.
Por enquanto, os testes antidoping na Rússia "serão realizados pela Rusada, mas com supervisão da agência britânica antidoping".
A Wada também pediu às autoridades russas que um especialista internacional independente faça parte da nova direção da Rusada.