Em ligação telefônica no sábado entre os dois governantes, Obama "ressaltou que atualmente é importante que a Rússia tenha um papel construtivo ao parar com sua campanha aérea contra as forças da oposição moderada na Síria", segundo o comunicado oficial. Obama está em viagem à Califórnia.
Durante o telefonema, que Moscou já havia informado neste domingo, os dois presidentes "falaram sobre as decisões e os acordos que chegaram em 11 de fevereiro durante a reunião em Munique do Grupo Internacional de Apoio à Síria (ISSG)", explicou a Casa Branca.
Obama e Putin "insistiram na importância de implementar rapidamente a entrega de ajuda humanitária nas zonas sitiadas na Síria e de iniciar um cessar-fogo na totalidade do território nacional sírio".
Ao final de intensas discussões em Munique, sul da Alemanha, Estados Unidos, Rússia e outros 15 países chegaram a um acordo na sexta-feira para um cessar-fogo na Síria num prazo de uma semana.
Ao término da conversa, Obama e Putin, que há mais de três anos estão com as relações azedadas nos casos da Síria e da Ucrânia, "ficaram de acordo para manter contato sobre o trabalho importante do ISSG", segundo a Casa Branca.