"O calendário já é suficientemente duro para continuar adicionando novos torneios e, neste ano, Buenos Aires não fazia parte dos meus planos", insistiu o espanhol 29 anos, que defenderá o título conquistado no ano passado na Argentina.
"Desde que perdi na Austrália, minha cabeça está aqui, em Buenos Aires. Estou muito motivado para jogar aqui, porque as pessoas sempre me fizerem me sentir como um argentino, com uma injeção de energia positiva", acrescentou.
Campeão da primeira edição do Rio Open, em 2014, Nadal deixou escapar o bi em 2015, ao perder para o italiano Fabio Fognini na semifinal. O também espanhol David Ferrer acabou levantando o troféu.
Buenos Aires é a primeira etapa da turnê sul-americana de vários tenistas que também estarão presentes na Cidade Maravilhosa, como Ferrer (6º colocado do ranking), Jo-Wilfried Tsonga (9º) e John Isner (12º).
"Ter um torneio como tantos jogadores de alto nível é uma notícia muito boa. Para mim, é uma motivação extra para chegar bem preparado", explicou Nadal, que fará na Argentina sua estreia na temporada de saibro, seu piso predileto.
O espanhol começará diretamente na segunda rodada, contra o vencedor do duelo entre o argentino Juan Mónaco e o italiano Marco Cecchinato.
"Rafa" espera virar a página depois da pior temporada da sua carreira, na qual não disputou uma final sequer de Grand Slam.