A eliminação na fase de grupos da Liga dos Campeões, em dezembro, já deixou o treinador numa situação desconfortável. Outro vexame no cenário europeu pode selar de vez o destino do holandês, que chegou ao clube inglês em 2014, depois de levar a seleção do seu país ao terceiro lugar da Copa do Mundo no Brasil.
Nesta temporada, os 'Red Devils' nunca tiveram uma série de vitórias superior a quatro jogos consecutivos.
Entre novembro e dezembro, o clube ficou oito jogos sem vencer, a pior sequência do clube desde janeiro de 1990, antes do lendário 'Sir Alex' Ferguson começar a colher os frutos do seu trabalho de 26 anos, iniciado em 1986 (o primeiro dos seus 38 títulos só veio em maio de 1990, com a Copa da Inglaterra).
Como aconteceu com o escocês, os dirigentes tiveram paciência com Van Gaal até agora, mas os tempos são outros, e existem rumores de que o português José Mourinho, demitido do Chelsea em dezembro, só espera outro tropeço para assumir o cargo.
Na segunda-feira, o holandês ganhou sobrevida com a vitória por 3 a 0 sobre o pequeno Shrewsbury, que luta contra o rebaixamento na terceira divisão, garantindo a vaga para as quartas de final da Copa da Inglaterra.
Midtjylland acredita no 'milagre'
A derrota na Dinamarca obriga os 'Red Devils' a vencer em Old Trafford, sendo que um triunfo simples por 1 a 0 é suficiente, graças ao gol marcado fora de casa na semana passada.
O time dinamarquês, por sua vez, espera escrever um novo capítulo no seu conto de fadas. "Eliminar o Manchester United num confronto de mata-mata com dois jogos seria uma espécie de milagre, mas acho que temos condições avançar, e estamos viajando para a Inglaterra com esse objetivo", avisou o diretor esportivo do Midtjylland em entrevista ao site da Uefa.
Outro time tradicional da Inglaterra, o Liverpool também tentará garantir a vaga em casa, contra o Augsburg, com o qual empatou sem gols na partida de ida, na Alemanha.
O problema é que os 'Reds' têm sofrido muito com lesões e terão em mente a final da Copa da Liga inglesa, marcada para domingo, em Wembley, contra o Manchester City.
Já o Tottenham está numa situação um pouco mais favorável, depois do empate em 1 a 1 com a Fiorentina, na Itália.
Quem está com um pé nas oitavas de final é o Borussia Dortmund, que derrotou o Porto por 2 a 0 na ida, e pode até perder por um gol de diferença nesta quinta-feira, no estádio do Dragão.
Para o atual bicampeão Sevilla, a classificação deve ser mera formalidade, depois da vitória por 3 a 0 sobre os noruegueses do Molde.
Para o Valencia, nem se fala: em situação complicada na Liga Espanhola, o time comandado por Gary Neville, ex-lateral do Manchester United, goleou o Rapid Viena por 6 a 0.
Em um dos confrontos mais atrativos desse mata-mata, o Napoli tentará correr atrás do prejuízo em casa, depois de perder por 1 a 0 para o Villarreal na Espanha.
Programação das partidas de volta do mata-mata da Liga Europa (resultados das partidas de ida entre parênteses):
(13h00) Lokomotiv Moscou (RUS) - Fenerbahce (TUR) (0-2)
(15h00) Schalke 04 (ALE) - Shakhtar Donetsk (UCR) (0-0)
Athletic Bilbao (ESP) - Olympique de Marselha (FRA) (1-0)
Liverpool (ING) - Augsburg (ALE) (0-0)
Krasnodar (RUS) - Sparta Praga (RTC) (0-1)
Lazio (ITA) - Galatasaray (TUR) (1-1)
Bayer Leverkusen (ALE) - Sporting (POR) (1-0)
Rapid Viena (AUT) - Valencia (ESP) (0-6)
(17h05) Tottenham Hotspur (ING) - Fiorentina (ITA) (1-1)
Porto (POR) - Borussia Dortmund (ALE) (0-2)
Napoli (ITA) - Villarreal (ESP) (0-1)
Basel (SUI) - Saint-Etienne (FRA) (2-3)
Molde (NOR) - Sevilla (ESP) (0-3)
Olympiakos (GRE) - Anderlecht (BEL) (0-1)
Manchester United (ING) - Midtjylland (DIN) (1-2)