Klopp voltará a frequentar o banco de reservas do Signal Iduna Park, mas pelo lado dos visitantes. Após sete anos treinando o clube de Dortmund, o carismático treinador alemão foi contratado em outubro pelo Liverpool e já tem data marcada para reencontrar a ex-equipe, da qual é ídolo: 7 de abril, na partida de ida das quartas de final.
"É um sorteio dos sonhos para todos os fãs do futebol e um enorme desafio esportivo para nós", afirmou o Thomas Tuchel, técnico do Borussia que substituiu Klopp em Dortmund.
"Teremos que fazer duas partidas de alto nível para avançar na competição e esperamos essas partidas com impaciência", continuou.
Sem grandes ambições na Premier League (8ª colocação) e derrotado na final da Copa da Liga Inglesa os pênaltis pelo Manchester City, Klopp busca seu primeiro título pelos 'Reds'. Após eliminar o rival Manchester United (2-0, 1-1) nas oitavas, o desafio agora é passar pelo clube que o revelou ao mundo do futebol.
Para conquistar a segunda competição europeia, porém, Klopp ainda teria que vencer outros dois confrontos e as equipes que seguem na disputa tem certo 'pedigree', como o Sevilla, atual bicampeão que espera conquistar uma inédita terceira Ligua Europa seguida. Para isso, os andaluzes precisam eliminar outro clube espanhol, o Athletic Bilbao.
Terceiro representante espanhol, o Villarreal enfrentará o surpreendente Sparta Praga, que eliminou com autoridades nas oitavas a Lazio. No último duelo das quartas de final, os portugueses do Braga encaram o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia.
As partidas serão disputadas em 7 e 14 de abril. Em 15 de abril, será realizado o sorteio dos confrontos das semifinais. A final, sediada em Basel, acontecerá em 18 de maio.
- Confrontos das quartas de final da Liga Europa:
Braga (POR) - Shakhtar Donetsk (UCR)
Villarreal (ESP) - Sparta Prague (RTC)
Athletic Bilbao (ESP) - Sevilla (ESP, atual campeão)
Borussia Dortmund (ALE) - Liverpool (ING)