Os jogos de ida das oitavas de final serão disputados nos dias 16, 17, 23 e 24 de fevereiro de 2016. As partidas de volta estão programadas para 8, 9, 15 e 16 de março.
Os duelos de maior destaque parecem, a priori, os que medirão o Bayern de Munique, campeão em 2013, com a Juventus, finalista da última edição, e Arsenal contra o Barcelona, atual campeão, numa repetição da final de 2006.
O chileno Alexis Sánchez, hoje maior estrela do Arsenal, voltará a jogar no Camp Nou de Barcelona, clube que defendeu entre 2011 e 2014.
"Evidentemente todo mundo queria evitar Bayern e Barça", lamentou o tcheco Pavel Nedved, ex-jogador e hoje vice-presidente da Juventus. "Acabamos tendo que enfrentar o Bayern, então podemos dizer que não tivemos sorte, apesar de imaginar que eles também não ficaram felizes de ter que jogar contra nós", continuou.
Albert Soler, diretor do Barcelona, afirmou esperar dois grandes jogos contra o Arsenal.
"Arsenal e Barcelona têm sistemas de jogo muito parecidos. Do ponto de vista de um amante do futebol, estou convencido que serão lindos jogos. As duas equipes têm uma forma de entender o futebol parecida. Esperamos conseguir os melhores resultados", elogiou.
Terceiro duelo PSG-Chelsea
Já o Paris Saint-Germain enfrenta o Chelsea nas oitavas, repetindo o duelo da temporada passada, quando a equipe francesa se classificou ao empatar em casa (1-1) e em Stamford Bridge (2-2), levando a melhor por ter marcado mais gols fora de casa.
Um ano antes, PSG e Chelsea haviam medido forças nas quartas de final e os londrinos ficaram com a vaga. O confronto desta temporada, portanto, será o terceiro em três anos entre os dois clubes.
"Nesta fase da competição, cada eliminatória é difícil. Conhecemos muito bem o PSG. A primeira vez que nos enfrentamos, nas quartas de final, ganhamos, e na temporada passada foi um gol de David Luiz que nos eliminou nas oitavas. Veremos após os jogos se o sorteio foi bom ou ruim", analisou David Bernard, secretário-geral do Chelsea.
Entre as equipes espanholas, o Atlético de Madri foi a principio o mais beneficiado, já que enfrentará o PSV Eindhoven, enquanto Real Madrid e Barcelona terão rivais tradicionais em Roma e Arsenal.
"Eu não diria que somos favoritos. Não utilizaria este termo, que é muito perigoso e pode nos prejudicar", afirmou um cauteloso Emilio Butragueño, diretor do Real Madrid.
"É preciso encarar este desafio como ele merece e sabendo das dificuldades que vamos encontrar. É uma equipe italiana e as equipes italianas nunca são fáceis", completou.
Confrontos das oitavas de final da Champions League:
Paris SG (FRA) - Chelsea (ING)
Juventus (ITA) - Bayern de Munique (ALE)
Roma (ITA) - Real Madrid (ESP)
Benfica (POR) - Zenit (RUS)
Arsenal (ING) - Barcelona (ESP)
Gent (BEL) - Wolfsburg (ALE)
PSV Eindhoven (HOL) - Atlético Madrid (ESP)
Dynamo Kiev (UCR) - Manchester City (ING)