Na Eurocopa-2012, encontrou provisoriamente uma solução colocando Cesc Fábregas como 'falso 9', uma tática que permitiu à Espanha vencer a final (4-0) sobre a Itália.
Quatro anos depois, porém, antes de reencontrar os italianos nesta quinta-feira, o técnico ainda não achou uma solução permanente.
Para a Itália, aquela Euro-2012 viu nascer uma grande promessa: Mario Balotelli, autor de dois belos gols nas semifinais contra a Alemanha e que tinha tudo para ser o camisa 9 da equipe pela próxima década.
Mas 'Super Mario' foi desaparecendo dos holofotes e, desde 2012, Cesare Prandelli e em seguida Antonio Conte quebram a cabeça tentando encontrar um sistema para a equipe.
A lista de atacantes convocados para enfrentar a Espanha, atual bicampeã da Europa, é um exemplo de como são limitadas as opções ofensivas italianas.
Os dois titulares mais plausíveis no ataque são Graziano Pelle e Eder. O primeiro apareceu tardiamente e joga no Southampton, após fazer boas temporadas no futebol holandês. Chegou pela primeira vez à seleção aos 29 anos.
O segundo, um brasileiro naturalizado, construiu a carreira em times do terceiro escalão italiano, antes de se destacar na Sampdoria.
Sua transferência em janeiro à Inter de Milão serviria para provar seu valor no mais alto nível, mas Eder não conseguiu até agora repetir as boas atuações.
- Veterano Aduriz -
Conte ainda pode apostar em Simone Zaza, reserva na Juventus, ou Stephen El Shaarawy, que ressuscitou a carreira na Roma, mas ainda não provou seu valor com a camisa da Itália.
Na Espanha, a esperança da vez é o veteraníssimo Aritz Aduriz, do Athletic Bilbao, que, aos 35 anos, só defendeu a seleção uma vez, em 2010 contra a Lituânia.
Aduriz nunca havia brilhado tanto em seu clube (31 gols na temporada), enquanto o brasileiro naturalizado espanhol Diego Costa, titular no fiasco na Copa do Mundo-2014 e ausente por lesão nesta quinta-feira contra a Itália, ainda deve uma boa atuação com a 'Fúria'.
Aduriz, excelente cabeceador e com faro de gol, terá agora uma grande oportunidade para confirmar a grande fase que vive.
Caso O veterano não agrade, Del Bosque terá que colocar em campo os jovens Álvaro Morata (23 anos, Juventus) ou Paco Alcácer (22 anos, Valencia).
"Morata tem todas as qualidades para ser nosso centro-avante: força, capacidade de jogar em espaços abertos ou reduzidos, é bom cabeceador, tem um forte chute, mas, por alguma razão, não encontrou a regularidade necessária" explicou Del Bosque.
Seu espetacular gol na partida de vola das oitavas de final da Liga dos Campeões contra o Bayern de Munique é seu grande cartão de visita, apesar da eliminação da Juventus.
- Confrontos de potências pela Europa -
Além de Espanha e Itália, outros favoritos ao título da Euro-2016 também entram em campo em amistosos de preparação para o torneio continental.
A Inglaterra, que passou com louvor pelas eliminatórias do torneio, com 10 vitórias em 10 jogos, quer mostrar agora que pode duelar com as equipes do alto escalão e, nesta sexta-feira, terá a oportunidade de provar sua força contra a Alemanha, atual campeã do mundo.
Os alemães não poderão contar com seu capitão Bastian Schweinsteiger, que sofreu mova lesão no joelho durante um treino com a seleção nesta quarta-feira e foi cortado.
Já a França, sede da Euro-2016, terá pela frente a decepcionante Holanda, que não conseguiu se classificar à competição.
Os franceses buscam testar um ataque sem o centro-avante estrela Karim Benzema, considerado não convocável pela federação, enquanto estiver sendo julgado por chantagear o companheiro de seleção Mathieu Valbuena no caso da 'sex-tape'.
Enquanto isso, o técnico Didier Deschamps apostará as fichas em Antoine Griezmann e Anthony Martial, com Olivier Giroud como opção. Kinglsey Coman, grande promessa de apenas 19 anos, também deverá receber uma chances para mostrar o talento que já apresenta no Bayern de Munique.
- Principais amistosos na Europa:
.Quinta-feira:
Turquia x Suécia (15h45)
País de Gales x Irlanda do Norte (16h45)
Itália x Espanha
.Sexta-feira:
Irlanda x Suíça (16h45)
Holanda x França
Portugal x Bulgária (17h45)
.Sábado:
Alemanha x Inglaterra (16h45)