Na véspera, o nadador de 35 anos já tinha fracassado nos 400 m, ao terminar em quarto.
Hackett, chegou a se aposentar das piscinas em 2008, depois de conquistar a medalha de prata dos 1.5000 m em Pequim, mas tentou voltar há um ano, alimentando o sonho de disputar mais uma edição dos Jogos, na Cidade Maravilhosa.
"Não me arrependo de nada. Não me sinto triste, só estou decepcionado por não ter conseguido. Não teria nenhuma chance de medalhar nos Jogos, mas só de ter chegado até aqui já foi incrível", comentou o australiano depois da prova.
Outra lenda da natação ficou fora dos Jogos do Rio, o japonês Kosuke Kitajima, de 33 anos, dono de quatro ouros olímpicos, que não conseguiu a classificação pelas seletivas do seu país, e anunciou a aposentadoria nesta sexta-feira.
Kitajima, de 33 anos, ficou em quinto lugar dos 200 m peito e perdeu a oportunidade de disputar a quinta olimpíada.
"Na minha cabeça, já terminou. Já sabia que minha carreira seria encerrada no Rio, em agosto, ou em Tóquio nesta semana. Foi uma longa e dura jornada para tentar participar de mais uma olimpíada, mas tenho que aceitar o resultado. Não me arrependo de nada", disse o japonês, que mal conseguiu conter as lágrimas ao se despedir da torcida.
Em Atenas-2004 e Pequim-2008, Kitajima conseguiu a incrível façanha de faturar duas vezes seguidas a 'dobradinha' 100-200 m peito. Em Londres-2012, ele tinha levado a prata no revezamento 4x100 m medley.