No clássico entre os dois times mais vitoriosos do futebol inglês, Firmino, que ficou fora da última convocação de Dunga para a seleção, teve participação direta no dois gols dos 'Reds'.
Aos 19 minutos de jogo, o alagoano deu ótimo passe para Nathanael Clyne, que foi derrubado na área pelo holandês Memphis Depay.
O árbitro marcou pênalti, que Daniel Sturridge converteu, colocando o time da casa na frente.
O Liverpool continuou dominando a partida e o placar poderia ter sido mais elástico se o goleiro espanhol David De Gea não tivesse feito defesas milagrosas, em chutes do também brasileiro Philippe Coutinho, aos 24 da primeira etapa e aos 9 do segundo tempo.
Os anfitriões acabaram ampliando aos 29, quando Lallana aproveitou lambança de Carrick e cruzou na medida para Firmino, que anotou seu nono gol com a camisa dos 'Reds', três deles nas últimas três partidas.
Sevilla empata na Suíça
A Liga Europa pode ser a tábua de salvação para o time comandado por Jurgen Klopp, que ocupa apenas a sétima colocação da Premier League e amargou o vice-campeonato na Copa da Liga, perdendo a final nos pênaltis para o Manchester City.
"Para ser sincero, não foi nada mal. Fizemos um grande primeiro tempo e poderíamos ter feito mais gols. Se me falassem antes que iríamos ganhar por 2 a 0, aceitaria na hora", vibrou o alemão, que agradeceu o apoio incondicional da torcida.
"O ambiente no estádio foi incrível. Estou muito feliz por todas as pessoas que estão sofrendo conosco nesta temporada. Hoje a noite foi a primeira parte da nossa retribuição", completou Klopp.
Já o United precisa vencer por dois gols de diferença na semana que vem, em Old Trafford, para tentar evitar uma eliminação que pode selar o destino do técnico holandês Louis Van Gaal.
"Devo reconhecer que a torcida criou uma atmosfera fantástica. O 2-0 é um resultado complicado, mas tomara que consigamos ter um ambiente como esse na semana que vem", reagiu o treinador dos 'Red Devils'.
Mais cedo, em Dortmund, o Borussia levou a melhor duelo entre os vice-líderes da Bundesliga e da Premier League.
Invicto em 2016, o BVB deitou e rolou para cima do Tottenham, com dois gols de Marco Reus e outro do artilheiro gabonês Pierre-Emerick Aubameyang.
Na Ucrânia, o Shakhtar Donetsk também deu um passo importante rumo às quartas ao derrotar o Anderlecht por 3 a 1, com direito a dois gols brasileiros, de Taison e de Eduardo da Silva, naturalizado croata.
No choque 100% espanhol, o Athletic Bilbao superou o Valencia por 1 a 0.
O atual bicampeão, Sevilla, ficou no 0 a 0 com o Basel, deixando a vaga em aberto para a partida de volta, que disputará em casa.
Já o Villarreal superou o Bayer Leverkusen por 2 a 0, com dois gols do francês Bakambu.
--Resultados das partidas de ida das oitavas de final da Liga Europa:
Borussia Dortmund (ALE) - Tottenham (ING) 3 - 0
Basel (SUI) - Sevilla (ESP) 0 - 0
Shakhtar Donetsk (UCR) - Anderlecht (BEL) 3 - 1
Fenerbahçe (TUR) - Braga (POR) 1 - 0
Villarreal (ESP) - Bayer Leverkusen (ALE) 2 - 0
Athletic Bilbao (ESP) - Valencia (ESP) 1 - 0
Liverpool (ING) - Manchester United (ING) 2 - 0
Sparta Prague (RTC) - Lazio (ITA) 1 - 1