"A recuperação do meu joelho está indo muito bem. Fiz boas sessões na quadra e no ginásio, mas como temos uma temporada longa pela frente, não quero apressar meu retorno", explicou o número 3 do mundo num vídeo postado no Facebook.
"Infelizmente, não terei condições de voltar para o grande evento que é Indian Wells, mas planejo jogar lá no ano que vem", acrescentou o tenista de 34 anos.
"Depois de consultar minha equipe, decidi retornar às competições em Monte Carlo. Obrigado pelo apoio, e espero vê-los em breve", completou.
Federer foi submetido a uma artroscopia no menisco no dia 3 de fevereiro, depois da lesão que sofreu na semifinal do Aberto da Austrália, quando foi derrotado pelo sérvio Novak Djokovic.
O suíço tem entre suas principais metas da temporada a conquista da medalha de ouro no torneio de simples dos Jogos Olímpicos do Rio-2016, o único grande título que ainda falta na sua vitoriosa carreira.
Recordista de títulos em Grand Slams (17), Federer já foi campeão olímpico de duplas, em Pequim-2008, ao lado de Stanislas Wawrinka, mas nunca subiu ao lugar mais alto do pódio na chave de simples.
No Rio, o veterano também deve participar das duplas mistas, ao lado de outra grande campeã, Martina Hingis, de 35 anos.