O incrível Leicester, líder do Campeonato Inglês, terá que provar mais uma vez sua intenção de brigar pelo título nacional, desta vez visitando o poderoso City, vice-líder, em Manchester, numa partida que promete fortes emoções.
Na Alemanha, o líder isolado Bayern de Munique encara o quarto colocado Bayer Leverkusen, enquanto o Hertha Berlim (3º) enfrenta o Borussia Dortmund, segundo colocado que não quer deixar o gigante bávaro escapar ainda mais na tabela.
No Campeonato Espanhol, o Barcelona não deve ter dificuldades para superar o lanterninha Levante e se manter na ponta da tabela, na frente de Atlético de Madri (2º) e Real Madrid (3º), que também têm enorme favoritismo contra Eibar e Granada.
Na Itália, Napoli (1º) e Juventus (2º) duelarão à distância pela liderança do Calcio contra os fracos Carpi e Frosinone, respectivamente, enquanto o Paris Saint-Germain tentará dar mais um passo rumo à inevitável conquista do tetracampeonato francês contra o arquirrival Olympique de Marselha.
Duelo pela liderança
Depois de superar o Liverpool (2-0) em casa com autoridade na última rodada, o Leicester terá outra pedreira para tentar atrapalhar o objetivo de se manter na ponta da tabela da Premier League.
Desta vez, o adversário será o rico Manchester City, segundo colocado, com três pontos a menos (50 contra 47) e que terá a oportunidade de reassumir a liderança da competição em casa.
Para isso, porém, o único resultado que vale para Aguero e companhia é a vitória sobre os incríveis 'Foxes', que a cada rodada afastam os céticos e provam que têm condições de conquistar o caneco nacional.
Para encarar os fortes 'Citizens' no Etihad Stadium, o Leicester mais uma vez apostará na dupla de ataque sensação formada pelo argelino Riyad Mahrez e Jamie Vardy, artilheiro da Premier League com 18 gols e autor de uma verdadeira obra de arte contra o Liverpool, quando encobriu o goleiro com um chutaço de primeira.
Já Manchester United (5º) e Chelsea (13º), vivendo nesta temporada mais baixos do que altos, fazem no domingo um clássico do futebol inglês sem a habitual pompa que envolve o confronto entre dois clubes acostumados a brigar por títulos.
Alexandre Pato ainda não deve ter condições físicas de enfrentar o United, mas, segundo retrospecto recente do confronto entre as duas equipes, não deverá fazer falta aos 'Blues': nos últimos 13 duelos disputados em Stamford Bridge, os 'Diabos Vermelhos' ganharam apenas uma vez, em 2012.
No mesmo dia, o Arsenal tentará contra o Bournemouth (15º) deixar para trás a sequência de quatro partidas sem vitória (1 derrota e 3 empates) que fizeram os 'Gunners' caírem da liderança para a quarta colocação.
Líderes se enfrentam na Bundesliga
O Bayern de Munique (1º) terá que provar contra o bom Bayer Leverkusen (4º) que o anúncio da saída do técnico Pep Guardiola ao fim da temporada para o Manchester City não afetará o clube bávaro, que domina o futebol alemão sem sustos, com apenas uma derrota em 19 jogos.
Liderado pelo mexicano 'Chicharito' Hernández, que ressuscitou a carreira na Alemanha e já balançou as redes 13 vezes no Campeonato Alemão, o Bayer Leverkusen tem como objetivo se manter na zona de classificação para a próxima Liga dos Campeões e sabe que um empate em casa com o todo poderoso Bayern seria um grande resultado.
Os comandados de Guardiola vêm passeando na Bundesliga e contam com 8 pontos de vantagem sobre o segundo colocado Borussia Dotmund, que também medirá forças contra outra equipe do pódio da competição, o Hertha Berlim (3º).
Teoricamente, a disputa entre os segundo e terceiro colocados deveria ser parelha, mas Borussia e Hertha estão separados na tabela por imponentes 10 pontos e a equipe de Dortmund conta com o artilheiro da Bundesliga, o gabonês Pierre-Emerick Aubameyang, em grande fase, com 20 gols em 19 jogos.
Grandes contra pequenos na Espanha
Na Espanha, a rodada não parece prometer forte emoções para os três grandes concorrentes ao título da Liga.
Depois do verdadeiro espetáculo nesta quarta-feira na partida de ida das semifinais da Copa do Rei, uma humilhante goleada de 7 a 0 sobre o forte Valencia, o líder Barça terá como presa da vez no domingo o Levante, lanterninha da competição.
O Barça de Neymar, Suárez e Messi, que tem uma partida a menos que os rivais e não perde há 27 jogos em todas as competições, está a apenas 90 minutos de igualar o recorde de invencibilidade do clube, feito realizado em 2010-2011 quando a equipe era treinada por Pep Guardiola.
O vice-líder Atlético de Madri recebe no sábado no Vicente Calderón o Eibar, 8ª colocado na tabela, mas que não deve ser páreo para os 'colchoneros', que buscam retomar o caminho das vitórias após serem eliminados da Copa do Rei pelo Celta de Vigo e perderam o confronto direto com o Barcelona no último fim de semana.
Por último, o Real Madrid, terceiro colocado a quatro pontos do Barça, não deve ter dificuldades para superar o Granada, que aparece na penúltima colocação.
Desde que Zinedine Zidane assumiu o comando técnico da equipe, o Real não sabe o que é perder, com três vitórias por goleada (5-0, 5-1, 6-0), e apenas um insosso empate diante do Betis.
Juve-Napoli duelam à distância; PSG encara arquirrival
Na Itália, as atenções estarão novamente voltadas para o duelo à distância entre o líder Napoli e a Juventus, segunda colocada.
Os napolitanos vêm fazendo o que poucos acreditavam ser possível no início da temporada: segurar a atual tetracampeã Juventus, que, após um péssimo início de campeonato, quando chegou a frequentar a zona de rebaixamento, venceu 13 partidas seguidas e já aparece na vice-liderança.
Nesta domingo, o Napoli enfrenta o fraco Carpi (19º) e tentará manter os dois pontos de vantagem que tem sobre a 'Velha Senhora', que no mesmo dia também não deve ter muita dificuldade para superar o Frosinone (18º).
O objetivo dos dois maiores concorrentes ao título italiano, porém, é chegar confiantes e inteiros à rodada seguinte, no dia 13 de fevereiro, quando o Napoli viajará a Turim para medir forças com a Juventus, numa partida que pode definir de vez quem é o favorito ao 'Scudetto'.
Por último, no Campeonato Francês, o Paris Saint-Germain, líder invicto com 24 pontos de vantagem sobre o segundo colocado Monaco e que vem vencendo em 'piloto automático' na competição, pode encontrar nova motivação no duelo contra o arquirrival Olympique de Marselha (7º).
Apesar de 32 pontos e seis posições na tabela separarem os dois maiores clubes da França, a rivalidade pode trazer à tona o espírito competitivo do PSG, algo que pode ser benéfico para a equipe de Zlatan Ibrahimovic, que, desde o fim da fase de grupos da Liga dos Campeões, no início de dezembro do ano passado, não disputa uma partida com foco total, devido à facilidade com que vence os rivais nacionais.
Outra partida que promete emoções é o duelo no sábado entre Monaco, vice-líder, e Nice, terceiro colocado, separados por apenas três pontos.
-- Principais partidas deste fim de semana na Europa:
-Campeonato Inglês (25ª rodada):
Sábado:
(10h45) Manchester City - Leicester
(13h00) Liverpool - Sunderland
Tottenham - Watford
Domingo:
(11h30) Bournemouth - Arsenal
(14h00) Chelsea - Manchester United
-Campeonato Espanhol (23ª rodada):
Sábado:
(13h00) Atlético de Madri - Eibar
Domingo:
(09h00) Levante - Barcelona
(17h30) Grenada - Real Madrid
-Campeonato Alemão (20ª rodada):
Sábado:
(12h30) Hertha Berlim - Borussia Dortmund
(15h30) Bayer Leverkusen - Bayern de Munique
-Campeonato Francês (25ª rodada):
Sábado:
(11h00) Monaco - Nice
Domingo:
(18h00) Olympique de Marselha - PSG
- Campeonato Italiano (24ª rodada):
Domingo:
(09h30) Hellas Verona - Inter de Milão
(12h00) Frosinone - Juventus
Napoli - Carpi
Milan - Udinese
(17h45) Roma - Udinese