Este foi o 60º título da carreira do sérvio, que agora abriu vantagem no confronto direto contra Nadal. Antes da partida deste sábado, cada tenista tinha vencido 23 jogos em 46 duelos. A vitória também foi a quinta seguida de Djokovic sobre Nadal.
"Joguei de maneira quase perfeita, fiz todos os golpes que tinha imaginado para hoje. Esse tipo de performance me dá muita satisfação", comemorou o sérvio após a partida.
Já Nadal não conseguiu chegar ao segundo título da carreira em Doha, depois do troféu erguido em 2014, quando venceu o grancês Gael Monfils na final. A estrela espanhola foi derrotado em 2010 na decisão do torneio pelo russo Nikolay Davydenko.
Enquanto Djokovic foi vencendo todas as partidas em dois sets rumo à final, Nadal precisou disputar três parciais em dois jogos, na segunda rodada contra o compatriota Pablo Carreño e nas quartas de final contra o russo Andrey Kuznetsov.
Uma irregularidade acompanhada de momentos de grande tênis, o que dava esperança de uma final mais equilibrada contra 'Djoko', que acabou não dando qualquer chance ao rival espanhol.
Dominado na final, Nadal se mostrou nervoso e impaciente, sem encontrar qualquer tipo de reação para a superioridade de Djokovic. O espanhol chegou até a bater boca com um torcedor. "Encontrei um novo técnico essa noite", brincou após a partida Nadal, já mais calmo.
"A partida é fácil de analisar. Joguei contra um jogador que fez quase tudo perfeito. Ninguém jogou tênis assim antes. Desde que conheço esse esporte, nunca vi ninguém jogando nesse nível", elogiou 'Rafa'.
Nadal sofreu assim sua primeira derrota no ano, depois de conquistar um torneio de exibição em Abu Dhabi, na semana passada.
Os dois tenistas vão se preparando para o primeiro grande torneio da nova temporada, o Aberto da Austrália, que será disputado em breve, entre os dias 18 e 31 de janeiro em Melbourne.
O ATP 250 de Doha é disputado em quadra dura e distribui cerca de 1.200.000 de euros em premiação.
-- Torneio ATP 250 de Doha:
- Simples - Final:
Novak Djokovic (SRV/N.1) x Rafael Nadal (ESP/N.2) 6-1, 6-2