A equipe colombiana confirmou sua recuperação no torneio continental, depois de vencer na semana passada a Bolívia por 3 a 2 em La Paz, e assumiu provisoriamente a 3ª colocação com os mesmos 10 pontos do vice-líder Uruguai. O Equador segue na liderança com 13 pontos, mas poderá perder a posição, caso os uruguaios vençam o Peru em Montevidéu.
Os gols da Colômbia foram marcados pelo atacante do Milan Carlos Bacca, aos 14 minutos do primeiro tempo e 22 do segundo, o pelo volante Sebastían Pérez, dois minutos após o intervalo, enquanto o Equador marcou seu gol de honra nos acréscimos, em bela cobrança de falta de Michael Arroyo.
A Colômbia foi superior de início a fim diante do líder das eliminatórias e, por alguns momentos, fez lembrar a aquela seleção que foi sensação da Copa do Mundo do Brasil-2014, com um futebol de toques precisos, dribles e faro de gol.
Vencendo por 3 a 0 com 5 minutos do segundo tempo, a Colômbia diminuiu o ritmo e viu o Equador crescer no jogo, mas nunca teve a vitória ameaçada. James Rodríguez, camisa 10 'cafetero' e grande maestro da equipe, teve outra ótima atuação, comandando o meio de campo e armando contra-ataques.
Na sétima rodada das eliminatórias, que será disputada em setembro logo após a Copa América Centenário, prevista para junho nos Estados Unidos, a Colômbia receberá a Venezuela, enquanto o Equador encara o Brasil em Quito.