Os objetivos são diferentes. O Real Madrid, agora comandado por Zinedine Zidane, quer mostrar ao mundo que tem condições de brigar de igual para igual com o arquirrival catalão, que protagonizou uma humilhante derrota aos 'merengues' no primeiro turno (4-0).
Já o Barça, inquestionável melhor equipe do mundo e líder isolado do Campeonato Espanhol, tem como objetivo defender a impressionante sequência de 39 jogos de invencibilidade, dar mais um passo rumo ao bicampeonato da Liga e, ao mesmo tempo, homenagear o eterno ídolo Johan Cruyff, falecido na última quinta-feira.
Neste fim de semana, é certo que todos os olhos do mundo estarão voltados para o chamativo duelo entre os trios 'MSN' e 'BBC' no Camp Nou, mas outros países da Europa promoverão partidas de tirar o folego, na reta final da temporada.
Na Inglaterra, Tottenham e Liverpool farão o jogo mais atrativo da rodada da Premier League, com os 'Spurs' tentando se manter na cola do incrível líder Leicester.
Já na Itália segue a todo vapor a briga à distância entre a líder Juventus e o Napoli, separados na ponta da tabela por três pontos, embora o clássico da capital entre Lazio e Roma também promete valer o ingresso.
Na Alemanha, o Bayern de Munique, líder isolado, tentará manter a vantagem de cinco pontos sobre o Borussia Dortmund, enquanto na França, com o troféu já entregue ao PSG, a briga de maior interesse é por uma vaga na próxima Champions.
MSN x BBC
A oito rodadas do fim da Liga, o resultado do clássico não deve supor uma grande mudança na tabela, liderada pelo Barcelona, invicto há seis meses, com 76 pontos, 9 a mais que o segundo colocado Atlético de Madri e a 10 do Real.
O clássico, porém, segue sendo o clássico, um duelo de envergadura planetária, no qual as duas equipes entre em campo não só pelo resultado, mas pela honra também.
"Um clássico sempre é um jogo diferente, isso é perceptível no ambiente. Buscamos a vitória sem pensar em outra coisa", afirmou o capitão do Barça, Andrés Iniesta.
Para o Barça, uma vitória aproximaria a equipe do título da Liga, mas também seria uma bonita homenagem para o ex-craque holandês Johan Cruyff, falecido aos 68 anos, vítima de um câncer do pulmão.
Neste sábado, o Barcelona, liderado por seu tridente imparável, formado por Lionel Messi, Luis Suárez e Neymar, entrará em campo com a frase "Gràcies Johan" (Obrigado Johan, em catalão) escrita nas camisas, uma singela homenagem para o ex-jogador e técnico do clube que implementou o vistoso estilo de jogo catalão que pode ser admirado até hoje.
No Real, as atenções estão voltadas para Zinedine Zidane, que se prepara para encarar seu primeiro clássico como treinador.
Zidane é consciente da dor que a torcida 'merengue' ainda sente pela goleada sofrida nas mãos do arquirrival em pleno Santiago Bernabéu (4-0), no primeiro turno, mas "agora pensamos só no que vem pela frente, no jogo de amanhã, é outro jogo, tudo é diferente. É uma partida que queremos ganhar e vamos ganhar".
Para isso, o técnico francês, assim como seu colega Luis Enrique no Barcelona, também apostará as fichas num tridente de nível mundial, formado por Cristiano Ronaldo, Gareth Bale e Karim Benzema.
Neste duelo de trios estelares, o 'MSN' catalão leva a melhor sobre o 'BBC' do Real nesta temporada: são 107 gols para Messi e seus amigos, contra 80 de CR7, Bale e Benzema.
No sábado, poucas horas antes de Barça e Real duelarem no Camp Nou, o Atlético de Madri vai a campo contra o Betis (13º) e, se quiser manter alguma esperança de título espanhol, terá que torcer por uma vitória de seu arquirrival da capital no clássico.
Leicester se segura na ponta
A Premier League volta à ação após uma pausa para a disputa de amistoso internacionais que viu duas das estrelas do líder Leicester, Jamie Vardy e o francês Ngolo Kanté, marcaram seus primeiros gols por suas respectivas seleções, pela Inglaterra contra a Alemanha (3-2) e pela França contra a Rússia (4-2).
Os 'Foxes' tentarão manter sua vantagem no topo da tabela neste domingo contra o Southampton (7º), em casa.
O Tottenham, segundo colocado e que encara no sábado o Liverpool (9º), também viu dois de seus jogadores brilharem pela Inglaterra, com Harry Kane e Eric Dier balançando as redes na vitórias sobre os alemães. O foco agora é tentar diminuir a vantagem do Leicester, que se encontra a cinco pontos de distância.
o Arsenal, terceiro, mas a 11 pontos do Leicester, não tem outra opção a não ser vencer o Watford (14º) no sábado em casa se quiser manter qualquer esperança de título.
West Ham (5º) e Manchester United (6º), que recebem respectivamente Crystal Palace (16º) e Everton (12º), estão de olho na vaga na Champions do Manchester City, quarto colocado que mede forças com o Bournemouth (13º).
'Derby della Capitale'
A briga pelo título do 'Calcio' continua neste fim de semana na Itália, com a líder Juventus recebendo em Turim o Empoli (10º) no sábado com o objetivo de manter ou aumentar a vantagem de três pontos sobre o Napoli (2º), que no domingo visita a Udinese (16ª).
O duelo mais atrativo da rodada italiano, porém, acontecerá na capital, onde os arquirrivais Roma (3º) e Lazio (8º) se enfrentam para mais um 'Derby della Capitale'.
A Roma buscará ampliar a sequência de invencibilidade para nove jogos (8 vitórias) e consolidar a terceira colocação na tabela, que vale a última vaga na próxima Champions, enquanto a Lazio, longe do rebaixamento e da briga para entrar na 'Zona Europa', vê a vitória sobre o grande rival como uma das poucas motivações que restam na temporada.
Briga por Champions na Alemanha e na França
Todo mundo já sabe que o campeão francês é o Paris Saint-Germain, que conquistou matematicamente o título com oito rodadas de antecedência e encara no sábado o Nice (3º).
Com isso, o que restou de emocionante na Ligue 1 é a disputa pelas outras duas vagas na próxima Liga dos Campeões, com oito equipes separadas por apenas oito pontos.
Como o terceiro colocado Nice encara o PSG, a briga pode ficar ainda mais apertada.
O Monaco é o segundo colocado com 50 pontos e abre a rodada nesta sexta-feira contra o Bordeaux (14º), enquanto o Lyon, de olho na vice-liderança, que vale uma vaga direta na fase de grupos da Champions, tem um ponto a menos que os monegascos e visita o Lorient (13º) no sábado.
Já na Alemanha, a briga pelo título ameaça ficar interessante, mas para isso o líder Bayern de Munique precisará tropeçar, possibilitando ao Borussia Dortmund tirar os cinco pontos de vantagem dos bávaros.
Nesta fim de semana, porém, é improvável que o Bayern perca pontos, já que recebe na Allianz Arena no sábado o fraco Eintracht Frankfurt (17º), que luta contra o rebaixamento. No mesmo dia, o Borussia enfrenta em casa o Werder Bremen (14º).
Enquanto os dois favoritos ao título têm tudo para garantir mais três pontos, o Hertha Berlim, terceiro colocado, mede forças fora de casa contra o Borussia Monchengladbach, que aparece na quinta posição e tenta entrar na zona de classificação à Champions.
- Programação deste fim de semana na Europa:
- Campeonato Espanhol (31ª rodada):
.Sábado:
(11h00) Atlético de Madri - Betis
(15h30) Barcelona - Real Madrid
- Campeonato Alemão (28ª rodada):
. Sexta-feira:
(15h30) Bayer Leverkusen - Wolfsburg
.Sábado:
(10h30) Bayern de Munique - Eintracht Frankfurt
(13h30) Borussia Dortmund - Werder Bremen
.Domingo:
(10h30) B. Moenchengladbach - Hertha Berlim
- Campeonato Inglês (32ª rodada):
.Sábado:
(08h45) Aston Villa - Chelsea
(11h00)AFC Bournemouth - Manchester City
Arsenal - Watford
(13h30) Liverpool - Tottenham
.Domingo:
(09h30) Leicester - Southampton
(12h00) Manchester United - Everton
- Campeonato Francês (32ª rodada):
.Sexta-feira:
(15h30) Monaco - Bordeaux
.Sábado:
(12h00) Paris SG - Nice
.Domingo:
(09h00) Nantes - Lille
(12h00) Bastia - Olympique de Marselha
(16h00) Lorient - Lyon
- Campeonato Italiano (31ª rodada):
.Sábado:
(15h45) Juventus - Empoli
- Domingo:
(07h30) Udinese - Napoli
(10h00) Lazio - Roma
Atalanta - Milan
(15h45) Inter - Torino