"A decisão foi tomada", declarou depois de uma reunião de líderes de federação do SPO Wolfgang Haüpl, prefeito de Viena, acrescentando que as instâncias da direção do partido a validarão formalmente na terça-feira.
A votação de posse do novo chanceler no Parlamento deve ocorrer na quarta-feira. O SPO conta com uma maioria no Parlamento e governa desde 2008 em coalizão com os conservadores (OVP).
Desde segunda-feira, Kern havia conquistado o apoio das principais figuras do partido e na quinta-feira obteve o respaldo do poderoso SPO de Viena.
Após sete anos e meio no poder, Faymann anunciou de forma surpreendente sua renúncia, alegando que não contava com apoio suficiente dentro do partido depois que o candidato do SPO foi eliminado no primeiro turno das eleições presidenciais, que tiveram como candidato mais votado o representante da extrema-direita (FPO) Norbert Hofer.
Diretor da companhia nacional austríaca de ferrovias OBB desde 2010, Kern, ex-conselheiro ministerial do SPO em sua juventude, organizou as contas da empresa pública e iniciou boas relações com os sindicatos.