Obrigado a jogar sob o intenso calor do início da tarde do Rio de Janeiro, com sensação térmica por volta dos 40 graus na quadra central do complexo de tênis do Jóquei Clube, Ferrer literalmente suou para se manter na partida contra Ramos, que começou melhor e levou o primeiro set em 6-4.
Para não se tornar mais um favorito a cair vítima do sol carioca, como o eliminado francês Jo-Wilfried Tsonga (N.3) havia feito na quarta-feira diante do brasileiro Thiago Monteiro, Ferrer encontrou forças para virar a partida, vencendo os dois últimos sets, 6-1, 6-4, em cerca de duas horas e 15 minutos de jogo.
Com a vitória, Ferrer, que é o segundo cabeça de chave do torneio segue no caminho rumo ao bicampeonato e terá pela frente nas quartas de final o austríaco Dominic Thiem, que vive grande fase e foi campeão no último domingo do Aberto de Buenos Aires.
Na abertura da rodada desta quinta-feira, o argentino Guido Pella eliminou o colombiano Santiago Giraldo em dois sets, 6-4, 6-0, e enfrentará por uma vaga nas semifinais o espanhol Daniel Gimeno-Traver.
Paula Gonçalves nas quartas
Na chave feminina, a brasileira Paula Gonçalves, que conquistou o direito de disputar o Rio Open na quadra ao passar pelo Qualifying, deu sequência à ótima trajetória na competição ao vencer a sueca Johanna Larsson, segunda cabeça de chave, por duplo 6-4.
Aos 25 anos, Paula, habituada a jogar torneios de duplas, mostrou ótima consistência do fundo de quadra e bom reflexo no voleio, duas armas que a ajudaram a passar pela adversária sueca, segunda cabeça de chave do torneio.
A paulista contou com o apoio da torcida carioca que lotou a quadra 1 do complexo de tênis, apesar do forte calor, e comemorou muito a vitória da última representante brasileira na chave feminina.
Nas quartas de final, a adversária de Paula será a americana Shelby Rodgers.
- Resultados desta quinta-feira no Rio Open:
. Simples Masculino (Oitavas de final):
Guido Pella (ARG) x Santiago Giraldo (COL) 6-4, 6-0
David Ferrer (ESP/N.2) x Albert Ramos (ESP) 4-6, 6-1, 6-4
. Simples Feminio (Oitavas de final):
Danka Kovinic (MNE/N.3) x Silvia Soler (ESP) 6-2, 6-3
Paula Gonçalves (BRA) x Johanna Larsson (SUE/N.2) 6-4, 6-4