Benzema anunciou sua ausência da competição continental, que será disputada neste ano na França, através das redes sociais e a FFF confirmou logo em seguida a notícia por comunicado, justificando a decisão na necessidade "de trabalhar pela união, dentro e ao redor do grupo" e na necessidade de "dar exemplo e preservar o elenco".
"Infelizmente para mim e para todos aqueles que sempre me apoiaram, não serei convocado para nossa Eurocopa na França...", escreveu o camisa 9 do Real Madrid no Twitter.
Horas antes, o jogador havia dado pistas do que poderia acontecer, publicando na mesma rede social um vídeo com seus melhores gols pela seleção francesa e a mensagem: "Aconteça o que acontecer... 'Bleu' um dia, 'Bleu' sempre!!!".
O presidente da FFF, Noel Le Graet, e o técnico Didier Deschamps, em comunicado conjunto, lembraram que "o rendimento esportivo é um critério importante, mas não exclusivo para decidir os convocados para a seleção francesa de futebol".
A FFF, que faz parte do processo judicial do caso Valbuena e teve acesso à investigação, acredita que existam "atualmente elementos disponíveis sobre este caso que permitem estabelecer claramente o envolvimento dos diferentes atores, especialmente o do senhor Benzema".
"Corresponderá à justiça estabelecer as responsabilidades dos protagonistas", concluiu a federação.
O jogador, formado nas categorias de base do Lyon, era a principal arma ofensiva dos 'Bleus' (27 gols em 81 jogos) para a Eurocopa na França, entre 10 de junho e 10 de julho.
A FFF já havia declarado que o jogador era "não selecionável" em dezembro, após a decisão da justiça francesa de indiciar Benzema por seu envolvimento no caso de chantagem ao companheiro de seleção Mathieu Valbuena, ao qual foi pedido dinheiro para que não fosse publicado em 'sex tape'.
A justiça decretou que Benzema não poderia ter contato com Valbuena, impossibilitando a convocação de ambos os jogadores. Contudo, a retirada desta medida no mês passado trazia esperanças de que os dois jogadores poderiam fazer parte do elenco francês que disputará a Euro.