O clube catalão segue na briga para defender o título da Copa do Rei conquistada no ano passado e, na quarta-feira, terá pela frente um difícil duelo contra o Valencia, no Camp Nou.
Na Inglaterra, a semana começou com uma bomba, com o anúncio da contratação de Pep Guardiola para ser o novo técnico do Manchester City ao fim da temporada. Em campo, a acirrada briga pela liderança segue gerando fortes emoções e o surpreendente líder, o Leicester, terá que passar pelo Liverpool nesta terça-feira para consolidar sem sustos o primeiro lugar.
O Campeonato Italiano também segue totalmente indefinido e o líder Napoli encara em Roma a Lazio na quarta-feira, enquanto a imparável Juventus, segunda colocada e que no mesmo dia encara o Genoa, tenta tirar os dois pontos que a separam da ponta da tabela.
Na França, a situação do campeonato é bem diferente. Para o Paris Saint-Germain, líder isolado da competição, o tetracampeonato parece questão de tempo. O gigante francês encara na quarta-feira o Lorient.
'MSN' em campo na Copa do Rei
Apesar de não ter mostrado o brilho habitual na importante vitória (2-1) de sábado sobre o Atlético de Madri, principal perseguidor na briga pelo título da Liga Espanhola, o Barça chega em posição confortável à partida de ida das semifinais da Copa do Rei.
Os craques Lionel Messi, Neymar e Luis Suárez não conseguiram mostrar todo seu potencial contra a forte marcação do Atlético e vão querer descontar no próximo adversário, o Valencia, que deu azar no sorteio e terá que eliminar o melhor time do mundo se quiser ficar com a vaga na final da Copa do Rei.
Na partida de ida do duelo, que será disputada nesta quarta-feira no Camp Nou, o técnico Luis Enrique voltará a escalar força total, no objetivo de sacramentar a semifinal em casa e evitar emoções na volta, no estádio Mestalla, onde o Valencia é tradicionalmente muito forte.
Na outra semifinal, que será disputada na quinta-feira, o Sevilla recebe no estádio Sánchez-Pizjuán o Celta de Vigo, que vive grande fase e foi responsável por eliminar o Atlético de Madri nas quartas de final.
Leicester x Liverpool
Na Inglaterra, a 24ª rodada do Campeonato Inglês ficará marcada pelo anúncio da contratação de Guardiola pelo City ao fim da temporada.
Os 'Citizens', vice-líderes e que seguem treinados pelo chileno Manuel Pellegrini, recebem na terça-feira o Sunderland (19º) e terão que deixar a notícia bombástica de lado para focar na busca pela liderança da competição.
O líder continua sendo o incrível Leicester, que, apesar de ter vencido apenas duas das últimas seis partidas, tem três pontos de vantagem sobre City e Arsenal (3º) e tentará manter os dois ricos clubes atrás no pódio.
Para isso, os 'Foxes' terão que superar em casa o Liverpool (7º) de Jurgen Klopp, que, apesar da irregularidade, é uma equipe capaz de surpreender qualquer adversário, além de ter mostrado ser mais competitiva longe de Anfield.
Já o Chelsea, longe da liderança após um início desastroso, vive boa fase na Premier League e não perde há nove jogos. Com Diego Costa voltando a marcar, a única distração é a renovação do contrato do lendário zagueiro e capitão John Terry, que parece decidido a deixar o clube ao fim da temporada. Os 'Blues', na 13ª colocação, tentarão seguir escalando a tabela contra o Watford em Stamford Bridge.
Juve imparável
Na Itália, a briga pela liderança é bem mais acirrada do que nos últimos anos.
A Juventus, atual tetracampeã, resolveu dar emoções no campeonato e, após um início de temporada sofrível, quando chegou a aparecer na zona de rebaixamento, vem numa crescente impressionante.
São 12 vitórias seguidas no Calcio e o clube de Turim já se vê a dois pontos da liderança, que poderá assumir na quarta-feira se cumprir o favoritismo e vencer o fraco Genoa (16º).
Na primeira colocação está o Napoli, que vem mostrando total capacidade de brigar de igual para igual com a Juve, com ótimas atuações e vitórias de goleada, como na última rodada, quando fez 5 a 1 no Empoli (8º).
Sempre apostando no faro artilheiro do argentino Gonzalo Higuaín, autor de 22 gols na competição, os napolitanos encaram na quarta-feira a Lazio (9ª) para se manter na ponta da tabela, duas rodadas antes de visitar a Juventus em Turim, num confronto que poderá definir de vez o favorito ao título italiano.
PSG em ritmo de passeio
Na França, o campeonato mais 'sem emoção' da Europa continua neste meio de semana com sua 24ª rodada.
O líder Paris Saint-Germain, que conta com incríveis 24 pontos de vantagem sobre o segundo colocado Monaco, encara na quarta-feira o Lorient (12º).
O PSG, invicto nesta temporada, não perde há mais de dez meses na Ligue 1 e no fim de semana venceu por 2 a 0 o Saint-Etienne, com direito a dois gols da estrela sueca Zlatan Ibrahimovic, artilheiro do competição com 19 gols em 18 jogos.
A verdadeira disputa na França é pelas duas outras vagas na próxima Liga dos Campeões, com Monaco (2º), Angers (3º), Nice (4º) e Caen (5º) separados por apenas três pontos e com adversários teoricamente mais fracos nesta rodada, Bastia (13º), Reims (18º), Toulouse (19º) e Lille (15º), respectivamente.
- Principais jogos na Europa:
- Copa do Rei (semifinais):
Quarta-feira:
(18h00) Barcelona - Valencia
Quinta-feira:
(17h30) Sevilla - Celta de Vigo
- Campeonato Inglês (24ª rodada):
Terça-feira:
(17h45) Sunderland - Manchester City
Arsenal - Southampton
Leicester - Liverpool
(18h00) Manchester United - Stoke City
Quarta-feira:
(17h45) Watford - Chelsea
- Campeonato Italiano (23ª rodada):
Terça-feira:
(17h45) Sassuolo - Roma
- Quarta-feira:
(17h45) Juventus - Genoa
Lazio - Napoli
Campeonato Francês (24ª rodada):
Terça-feira:
(16h00) Monaco - Bastia
Quarta-feira:
(18h00) Paris SG - Lorient