Cada vez mais próximos do líder Barça, Atlético (2º) e Real (3º) terão partidas teoricamente menos complicadas contra Getafe e Granada, respectivamente, que o atual campeão, que recebe no Camp Nou o Valencia.
Já o pequeno Leicester conta as rodadas até poder soltar o grito de campeão e tentará manter sua boa vantagem sobre o vice-líder Tottenham, mesmo objetivo dos tradicionais Bayern de Munique e Juventus, que não querem abrir uma brecha para a aproximação de Borussia Dortmund e Napoli.
Na França, a briga pelo título já terminou faz tempo, com a conquista do tetracampeonato nacional do Paris Saint-Germain. Lyon (2º) e Monaco (3º), porém, travam briga acirrada para garantir a vice-liderança, que vale a vaga direta na fase de grupos da Liga dos Campeões.
- Barça busca recuperação -
Atual campeão nacional, europeu e mundial, o Barcelona, considerado por muitos a melhor equipe do mundo, precisa deixar no passado as últimas três semanas trágicas para defender o título do Campeonato Espanhol.
Há cerca de um mês, tudo ia bem na Catalunha. O Barça liderava a Liga Espanhola com 10 pontos de vantagem sobre o Atlético de Madri e vinha de um atropelamento sobre o Arsenal nas oitavas de final da Liga dos Campeões.
Hoje, Lionel Messi, Luis Suárez e Neymar lambem as feridas das duras derrotas recentes, para Real Madrid e Real Sociedad na Liga, que aproximaram os rivais a três pontos da liderança, e para o Atlético de Madri na Champions, que valeu a eliminação da competição europeia.
A oportunidade de dar a volta por cima virá em casa no domingo contra o Valencia (12º), um tradicional adversário que não anda bem das pernas e está mais interessado em se livrar de vez do fantasma do rebaixamento para aproveitar as férias.
O Barça não terá direito a mais tropeços, já que Atlético (2º) e Real (3º), motivados pelas classificações às semifinais da Champions, não devem penar para superar os fracos Granada (17º) e Getafe (19º), respectivamente.
- Leicester perto do título -
A cada rodada que passa, o improvável sonho do Leicester vai se tornando realidade.
Na liderança da Premier League com 7 pontos a mais que o Totenham, o Leicester defenderá a boa vantagem no domingo contra o West Ham (6º).
A partida, porém, não será fácil e os 'Foxes', liderados pelo artilheiro Jamie Vardy, terão que brilhar em casa contra os 'Hammers', que ainda brigam para chegar à 4ª colocação e poder disputar a Liga dos Campeões.
Já o segundo colocado Tottenham encerra a rodada na segunda-feira contra o Stoke City (9º) e, apesar de saber o resultado da partida do Leicester, não tem outra opção a não ser vencer se quiser seguir na cola do improvável líder.
Longe do título, gigantes ingleses como Arsenal (3º) e United (5º) entram em campo neste fim de semana contra Crystal Palace (16º) e Aston Villa (20º) de olho em uma vaga na Liga dos Campeões, enquanto Chelsea (10º) e Manchester City (4º) fazem o clássico da rodada no domingo, em Stamford Bridge.
- Bayern e Juve em vantagem -
Assim como a Premier League, os Campeonatos Alemão e Italiano têm seus líderes exibindo sete pontos de vantagem sobre os principais perseguidores. Diferentemente, porém, quem comanda a tabela da Bundesliga e do Calcio são gigantes de imensa história.
O Bayern tentará se aproximar do tetracampeonato alemão no sábado em casa contra o Schalke 04 (7º), enquanto o segundo colocado Borussia Dormtund (2º) entra em campo no dia seguinte diante do Hamburgo (10º).
Para continuar brigando pelo título, o Borussia terá que rapidamente esquecer a enorme decepção da eliminação nas quartas de final da Liga Europa diante do Liverpool na quinta-feira, quando sofreu uma incrível virada do time inglês nos acréscimos (4-3), numa partida que chegou a vencer por 3 a 1 até os 10 minutos do segundo tempo (4-3).
A Juventus, a exemplo do Bayern, tem enorme favoritismo para conquistar mais um título nacional, no caso o pentacampeonato italiano, e o próximo desafio acontecerá no domingo contra o fraco Palermo (18º), que luta contra o rebaixamento.
A 'Velha Senhora' já terá conhecimento do resultado da partida de seu principal perseguidor, o Napoli (2º), que visita a Inter de Milão (4ª) ainda sem poder contar com o artilheiro do 'Calcio', o suspenso argentino Gonzalo Higuaín.
- Lyon, Monaco e outros três querem Champions -
Na França, o campeonato já está decidido, com o Paris Saint-Germain tendo matematicamente garantido o tetracampeonato com oito rodadas de antecedência.
As emoções estão guardadas para a disputa da segunda colocação da Ligue 1, que vale a última vaga direta à fase de grupos da Liga dos Campeões da próxima temporada.
Cinco clubes separados por quatro pontos duelam por esse direito: Lyon (2º com 55 pontos), Monaco (3º com 55), Nice (4º com 53), Rennes (5º com 51) e Saint-Etienne (6º com 51).
O Lyon terá confronto direto contra o Nice nesta sexta-feira e o Monaco encara o gigante em crise Olympique de Marselha (14º) no domingo, ou seja, podem tropeçar e embolar ainda mais a competição.
Quem não tem nada com isso é o PSG, que fará um amistoso de luxo no sábado contra o Caen (9º).
- Principais jogos do fim de semana nos campeonatos europeus:
-- Campeonato Espanhol (33ª rodada):
- Sábado:
(11h00) Getafe - Real Madrid
- Domingo:
(13h15) Atlético de Madri - Granada
(15h30) Barcelona - Valencia
-- Campeonato Inglês (34ª rodada):
- Sábado:
(11h00)Manchester United - Aston Villa
(13h30) Chelsea - Manchester City
- Domingo:
(09h3) Leicester - West Ham
AFC Bournemouth - Liverpool
(12h00) Arsenal - Crystal Palace
- Segunda-feira:
(16h00) Stoke City - Tottenham
-- Campeonato Alemão (30ª rodada):
- Sábado:
(13h30) Bayern de Munique - Schalke 04
- Domingo:
(10h30) Borussia Dortmund - Hamburgo
-- Campeonato Italiano (33ª rodada):
- Sábado:
(15h45) Inter - Napoli
- Domingo:
(07h30) Atalanta - Roma
(10h00) Juventus - Palermo
-- Campeonato Francês (34ª rodada):
- Sexta-feira:
(15h00) Lyon - Nice
- Sábado:
(12h00) Paris SG - Caen
(15h00 ) Bastia - Saint-Etienne
- Domingo:
(12h00) Rennes - Guingamp
(16h00) Monaco - Olympique de Marselha