Mesmo assim, o Galo segue em posição favorável para garantir o primeiro lugar da chave, já que na última rodada, no dia 14 de abril, tem tudo para superar com facilidade em Belo Horizonte o fraquíssimo time venezuelano, enquanto Colo Colo e Independiente del Valle se enfrentam em Santiago.
- Altitude leva a melhor -
Líder do Grupo 5, o Atlético Mineiro chegou à penúltima rodada da fase de grupos em posição confortável, podendo garantir a primeira colocação da chave com uma vitória sobre o Independiente del Valle.
Para alcançar esse objetivo, Diego Aguirre escalou força máxima, com os equatorianos Erazo e Cazares, acostumados a jogar na altitude, e um trio ofensivo formado por Luan, recuperado de lesão, Robinho e o argentino Lucas Pratto. De desfalque, apenas o goleiro Victor, lesionado. Uilson entrou em seu lugar.
Como era de se esperar, o Independiente apostou em seu 12º jogador, a altitude de 2.500 m da cidade de Sangolquí, para ter chances de superar o Galo, que no papel é imensamente superior, impondo uma correria frenética desde o início.
Deu certo. No intervalo do jogo, os equatorianos já venciam por 3 a 1.
O Independiente abriu o placar logo aos 5 minutos de jogo com gol de Bryan Cabezas, que tentou cruzar a bola na área mineira e contou com um desvio em Marcos Rocha que acabou encobrindo o goleiro Uilson.
O Atlético, porém, empatou apenas quatro minutos depois com Júnior Urso, que recebeu ótimo passe de Cazares, invadiu a área equatoriana e chutou, também contando com um desvio na zaga antes da bola balançar as redes.
Mais perigoso, o Independiente del Valle rondava a área do Galo com certa facilidade e acabou retomando a vantagem no placar aos 20 minutos em cobrança de falta de Sornoza, que enganou Uilson, mandando a bola no mesmo canto do jovem goleiro de 21 anos.
Novamente atrás no placar, o Atlético atacou em busca do gol de empate, mas pecava na pontaria e acabou castigado pela velocidade dos equatorianos.
Em rápido contra-ataque aos 40 minutos, o time da casa conseguiu um pênalti em cruzamento de Angulo que Leo Silva cortou com o braço. Sornoza cobrou e fez seu segundo gol no jogo, o terceiro do Independiente del Valle.
- Pratto diminuiu -
Os jogadores do Galo foram ao vestiário cabisbaixos, mas, no primeiro lance do segundo tempo, encontraram um motivo para levantar a cabeça e buscar a classificação antecipada.
Aos 2 minutos, Mina colocou a mão na bola dentro da área, o árbitro marcou pênalti e Lucas Pratto diminuiu o prejuízo para o Atlético.
Apesar do gol sofrido, o time local continuou melhor em campo e só não ampliou novamente porque Uilson fez grande defesa em forte chute de Pita.
Com atuação discreta e visivelmente cansado, Robinho foi substituído por Carlos César aos 20 minutos, numa tentativa de Aguirre de dar uma sacudida na equipe.
Não adiantou. A altitude foi um adversário poderoso demais para o Galo, que em nenhum momento conseguiu envolver o time equatoriano com sua tradicional velocidade, não conseguiu assustar o gol do adversário e terá que decidir a classificação da última rodada contra o saco de pancadas da chave, o Melgar, da Venezuela, em Belo Horizonte.